x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 383

Admissão de Funcionário

WILLAME VIEIRA

Willame Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 21 março 2017 | 21:48

Boa Noite.


Preciso admitir um funcionário para empresa cliente, estou pelo momento a frente destas atividades de admissão e registro de funcionários e obrigações GPS, GFIP.

Preciso de ajudar de razão "Cartilha de Procedimentos" ou seja, orientações detalhas sobre como proceder com:

Registro do Funcionário
Inscrição no Sindicato
Gerar FGTS
Transmitir GFIP
Gerar GPS

Tenho uma admissão para uma empresa do Simples e outra admissão para Lucro Presumido.


Agradeço a colaboração deste maravilhoso grupo.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 08:47

Willame Vieira

Você tem alguma experiência nessa área, ou é a primeira vez que trabalha com isso?

O DP é complexo, sugiro que se não tiver nenhuma experiência contrate uma consultoria, ou tenha ao menos o auxílio de um profissional experiente.
Você é responsável somente pela informação, ou você também é responsável pelos cuidados diários, orientação, e resolução de problemas.

A parte de Contratação é básica para todas as empresas, respeitando é claro as particularidades

Documentos básicos
Exame admissional
Assinar contratos
Assinar CTPS

Sindicato

A empresa é enquadrada no sindicato pela sua atividade preponderante, salvo cargos específicos, que possuem sindicato próprio e devem ser respeitados, cada sindicato tem seu procedimento, alguns vc manda e- mail, outros tem formulário próprio, enfim, vai ter que ser com cada um.


Gerar FGTS
Transmitir GFIP
Gerar GPS


Isso é feito através da Sefip, nela vc irá informar as remunerações, e ela ao ser transmitida vai gerar o FGTS dos funcionários, a GPS nem sempre pode ser usada a da Sefip, muitas vezes temos que descartá-la e emitir por sistema próprio ou aplicativo para geração de GPS.
Aqui recomendo a leitura do Manual, ele é bem explicativo, mas precisa observar os casos especiais, pois como ele é um sistema antigo temos que algumas vezes fazer as famosas ''gambiaras'' da sefip.


CAGED

Todas as demissões e admissões devem ser informadas através do Caged, que pode ser diário ou ser informado até o dia 07 do mês subsequente, também recomendo uma visita á pagina e leitura dos avisos dela, lá explica bem cada caso.

DEMAIS

Deve verificar se a empresa esta obrigada a outros informativos, pois algumas tem que informar por exemplo o PIMES, ai é particularidade da empresa.

RAIS

Uma vez ao ano, recomendo também a leitura do Manual, além de informações sobre como fazer o informativo, sempre tem algo útil ao dia a dia.

DIRF

Uma vez ao ano, também todo o ano tem Manual, e as vezes alterações...


Depois são as particularidades do dia a dia, como CAT, em caso de acidente, renovação de declarações, alterações, enfim sempre tem coisa nova, e isso é claro vai depender da sua função, e quais os serviços que o escritório oferece aos clientes.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.