Neide Maria de Barros Camacho
Essa é nova pra mim, pois sempre pediu certificado da empresa.
Suponho que o que pode ter ocorrido é que a empresa tinha o certificado que instala no pc, então ele fica gravado, por isso conseguia fazer a emissão com usuário e senha...
Qual a segurança?
A aplicação exige o uso de certificação digital, assegurando a confiabilidade das informações prestadas pela empresa. Recomendamos utilizar o Java versão 1.6 ou superior.
Desde o dia 1º de abril, todos os empregadores, ao informar o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE da dispensa do trabalhador para fins de recebimento do benefício Seguro-Desemprego, devem fazê-lo via sistema Empregador Web. Para ter acesso ao sistema do MTE, o empregador
deve utilizar o certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.O procedimento atende à Resolução 736/2014, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – Codefat. A determinação torna obrigatório o uso do Portal Mais Emprego para o preenchimento e envio do Requerimento do Seguro-Desemprego – RSD e do Comunicado de Dispensa – CD ao MTE.
O empregador que não possui a certificação digital deverá, por meio de procuração, autorizar um representante com certificação para executar os procedimentos. Neste caso, a procuração precisa ser validada na Agência do Trabalhador ou do Ministério do Trabalho. Deste modo, o procurador poderá acessar o aplicativo e emitir os documentos para o empregador.
Após o preenchimento digital, os formulários do RSD e do CD deverão ser impressos e entregues ao trabalhador, que deverá se apresentar a uma Agência do Trabalhador para requerer o benefício.
Empregador Web – O Sistema Empregador Web foi criado pelo MTE com a finalidade de viabilizar o envio dos requerimentos de Seguro-Desemprego pelos empregadores via internet, agilizando assim o atendimento aos trabalhadores requerentes do benefício.
Caso a empresa deseje ela deve autorizar o escritório a utilizar o CERTIFICADO DIGITAL , do escritório para o envio do seguro.
Desconheço qualquer outra forma, o seguro só pode ser enviado com certificado, da empresa, ou de um autorizado.