x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 8.831

Assinar carteira de empregado rural

Fernando Henrique Ferreira

Fernando Henrique Ferreira

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 7 anos Quinta-Feira | 6 abril 2017 | 10:31

Bom dia, pessoal!

Antes de criar este tópico, fiz uma pesquisa no fórum e encontrei publicações relacionadas, mas nenhuma esclareceu exatamente a minha dúvida.

Enfim, a dúvida é simples: como a contratação de empregado rural não é contemplada via e-Social, para proceder com este tipo de contratação por Pessoa Física se faz necessário o envolvimento de um Contador? Ou alguém que tenha os conhecimentos necessários poderia desenvolver os trâmites relacionados, mesmo que não seja Contador?

Desde já agradeço!

Abraço a todos.

Fernando.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 6 abril 2017 | 12:37

Fernando, boa tarde.
Vai depender da atividade do local, ou seja, ela (chácara, sítio ou fazenda), tem fins lucrativos?
Se positivo, então sugiro que consulte um escritório de contabilidade, afinal terá que elaborar várias guias.
Agora se não tem fins lucrativos(recreativa), ou seja, e caseiro não vende, o consumo e pra própria família, então ele se enquadra em DOMESTICO, registrando no e-social.

Fernando Henrique Ferreira

Fernando Henrique Ferreira

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 7 anos Quinta-Feira | 6 abril 2017 | 13:22

Olá, Carlos!

Obrigado pela resposta!

Trata-se de uma fazenda e, sim, tem fins lucrativos.
O empregado tem a função de vaqueiro e outros serviços gerais, como conserto de cerca por exemplo.
Por isso eu já tinha o conhecimento que não poderia ser feito via e-Social.

Com relação à dua frase abaixo:
"Se positivo, então sugiro que consulte um escritório de contabilidade, afinal terá que elaborar várias guias."

Você quer dizer então que não é exatamente necessário envolver um Contador, caso a pessoa conheça os trâmites?
Ou de qualquer forma se faz necessário um Contador, para algumas atividades específicas e/ou assinar algum documento?

Obrigado!

Fernando

Leonardo Rocha Dantas

Leonardo Rocha Dantas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 6 abril 2017 | 13:32

Fernando Henrique Ferreira

Como nosso amigo Carlos disse, se tiver fins lucrativo o correto é criar uma CEI (CADASTRO ESPECÍFICO DO INSS) , onde teria que procurar um escritório.


"Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum".
Vinicius Marcio

Vinicius Marcio

Iniciante DIVISÃO 2, Suporte Técnico
há 6 anos Terça-Feira | 3 abril 2018 | 11:16

Pessoal, bom dia.

Trabalho com certificado digital e um cliente me questionou, alguém saberia me informar se as regras do empregado rural irá passar para o e-social, e não mais terá necessidade do uso da matricula CEI nos certificados? no caso aqui, ela me solicitou um e-cpf A1 pois erá fazer transmissao em lote, por ter varias fazendas, mas não sei se precisa ainda das matriculas em cada certificado ou se apenas um resolveria o problema.

Aguardo retorno e obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.