x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 6.344

Apuração GILRAT

Claudenir Carlos dos Santos

Claudenir Carlos dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 27 abril 2017 | 09:08

Bom dia.

Gostaria de uma orientação, recebemos uma notificação da Receita sobre apuração do RAT e foi constatado que no período de 06/2012 a 13/2014 a alíquota foi recolhido a menor, sendo correto 2% e recolhido 1%, já restaurei os backup realizei os cálculos e gerou a divirgência somente no RAT, o próximo passo é transmitir, agora a dúvida: como vou recolher esta diferença vai ser sobre o valor do total que recolhi ou somente a diferença do RAT, qual código de recolhimento e onde que acesso para gerar esta guia.

grato,

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 27 abril 2017 | 09:31

Bom Dia,
você terá que gerar novamente as G-fips com os cálculos corretos e transmitir e verificar qual foi a diferença que deixou de recolhido e ir no site dataprev gerar a guia e pagar, o codigo e o mesmo que vocês utilizam nas guia de GPS.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"
Guilherme Kazapi
Articulista

Guilherme Kazapi

Articulista , Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 27 abril 2017 | 09:31

Bom dia Claudenir,

Se a empresa é com fins lucrativos o código da GPS deve ser 2100.

O valor da GPS é somente a diferença do valor total correto, menos o valor total pago, acrescendo de multa e juros, e, observando o valor mínimo de R$ 10,00. Caso o valor original seja menor que R$ 10,00, deves preencher a guia com esse valor, mais multa e juros. O valor pago a maior poderá ser compensado em GFIP posteriormente (se for o caso).

Porém, é imperativo que seja retransmitida a GFIP com a alíquota correta do RAT. Podes acompanhar pelo eCAC o andamento do processo até sanar a situação.

Abraço.

Guilherme Kazapi
Atingir os melhores resultados com serenidade, seriedade e ética.
RITA DE CASSIA APARECIDA DOS SANTOS

Rita de Cassia Aparecida dos Santos

Iniciante DIVISÃO 5
há 7 anos Quinta-Feira | 27 abril 2017 | 10:17

Bom dia, Claudemir!

Você conseguiu confirmar se esta correto a informação da Receita?

Eu também recebi a notificação, e consultando o RAT pelo CNAE no site da Receita diz que é 1% e na notificação diz que é 2%.

Eu só vou fazer as retificações se eu tiver certeza que o RAT mudou de 1% para 2%, eu não consegui localizar esta informação, você consegui?

ANDREA COSTA DE SOUZA BOVI

Andrea Costa de Souza Bovi

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 5 maio 2017 | 17:23

Eu recebi essa notificação e no meu caso o problema é o FAP, que foi informado 1,22 e o correto 1,2282 porém o SEFIP não aceita 4 digitos após a virgula.
Porém nosssa GPS foi paga corretamente com o indice 1,2282 mas a RFB quer que retifique a SEFIP.
Alguém com esse problema ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.