x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.013

IR Adiantamento e Folha de Pagamento

Adriana Antoniassi

Adriana Antoniassi

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 28 abril 2017 | 11:29

Bom Dia,
Estou com a seguinte dúvida:

Para empresas competência caixa, há o desconto de adiantamento. Se o bruto de adiantamento é R$ 1300,00 por exemplo, com o desconto de IR o funcionário recebe R$ 1100,00, por que na folha de pagamento é descontado o adiantamento de R$ 1300,00 e não R$ 1100,00, valor que o funcionário realmente recebeu? Já que o cálculo seria para as deduções e não para recebimento do funcionário?

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 28 abril 2017 | 15:05

Boa tarde,
quando e feito o adiantamento não pode ter incidência de imposto não, somente quando e feito a folha de pagamento ai sim vem descontando o adiantamento e os imposto que são devidos.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"
Alessandro Bonicenha

Alessandro Bonicenha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 28 abril 2017 | 15:26

Aqui onde trabalhamos o entendimento é de que se pagamento e adiantamento são em meses diferentes, o tratamento do IR é feito separadamente para cada um. O adiantamento é tributado conforme regras da tabela progressiva, no início do mês seguinte, na quitação do salario mensal, é feito o recálculo da base e do imposto, retendo-se a diferença de IR. O recolhimento à RFB também será feito em meses diferentes, respeitando o regime de caixa para a tributação do IRPF.

Adriana Antoniassi

Adriana Antoniassi

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 2 maio 2017 | 08:59

Bom Dia,
Alessandro!
Muito obrigada, mas meu questionamento é sobre o pagamento ao funcionário. Quantos as bases, OK, eu entendo, mas na hora de descontar o adiantamento na folha mensal, é deduzido o valor bruto e não o líquido. Dá a impressão de que está descontando a mais do funcionário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.