x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.694

FGTS Retroativo Funcionário MEI

Juliana Marques

Juliana Marques

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 7 anos Terça-Feira | 2 maio 2017 | 18:32

Boa noite amigos do portal.
Eu passei a tarde pesquisando sobre o assunto FGTS retroativo de uma empresa do MEI, observei alguns tópicos, mas não me veio ainda o esclarecimento da situação de uma empresa em particular.
Esta empresa é uma marcenaria que tinha 1 (um) funcionário em 2014 de carteira assinada, este senhor só passou 5 meses de carteira assinada e saiu desta empresa. Acontece que ele não sacou o FGTS, só recebendo a rescisão contratual, e agora precisa do FGTS e o empregador quer pagar retroativo. Gostaria de saber se é na Gfip que calculo essas guias em atraso e se, o funcionário ainda consegue sacar o FGTS, mesmo sendo correspondente a 3 anos atras.

A outra pergunta é se eu preciso de um certificado para esse MEI, de CNPJ ou se pelo meu e -CPF eu consigo transmitir no conectividade social.



FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 3 maio 2017 | 08:46

Juliana Marques um bom dia!

O empregador deve fazer os recolhimentos de todos fgts em atraso via sefip/gefip, isso pode ser feito com seu certificado digital, para o trabalhador conseguir sacar o fgts é necessário que a empresa faça a comunicação da movimentação e isso só é possível com certificado digital da empresa ou chave PRI.

Para fazer a chave pri segue passo a passo;

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/226923/criar-chavepri/

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Juliana Marques

Juliana Marques

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 7 anos Quarta-Feira | 3 maio 2017 | 16:34

Pessoal, Obrigada pelas informações, eu estava sem saber por onde começar mesmo!
Pelo que entendi começa pela Gfip e depois passar as informações pra caixa, através da certificação da chave PRI para este funcionário poder sacar o Fgts. Seguindo esta ordem,na Gfip, já deparando com umas inconsistência do fechamento, onde a critica fornece a seguinte mensagem, "Empresa participante do movimento financeiro sem trabalhadores participantes com remuneração ou alteração de cadastro/endereço". Esta critica impede a criação do arquivo,sendo que o cadastro do funcionário esta tudo certinho, alguém já se deparou com essa critica na Gfip e conseguiu ajustar?

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 3 maio 2017 | 16:44

Juliana Marques boa tarde!

Se esta acusando erros é porque tem algum caractere como , ~./ etc... no cadastro do trabalhador cujo o sefip não reconhece e acusa o erro, verifique ainda se tem espaçamentos.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.