x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 8.412

gfip modalidade 1 e 9

CARLA KELLE ARAUJO

Carla Kelle Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 4 maio 2017 | 13:54

Boa tarde colegas,

Gerei a gfip da competencia março/2017 e faltou registrar um funcionário. preciso retificar a gfip colocando todos os funcionários na modalidade 9 e o esquecido na modalidade 1, CORRETO?
minhas dúvidas:
1) se eu fizer isso o fgts sairá somente com o valor do funcionário? pois a guias ja foram pagas.
2) e a gps? quando faço a simulação aparece o valor de todos os funcionários, devo imprimir uma gps complementar no site da previdencia?

obrigada.
carla

CARLA KELLE ARAUJO

Carla Kelle Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 4 maio 2017 | 18:01

Aproveitando o assunto tenho mais uma dúvida com relação a outra empresa.
A empresa era de outro contador e foi excluída do Simples a partir de Janeiro/2017. O contador continuou transmitindo GFIP como se a empresa fosse do Simples Nacional. A empresa passou para o meu escritório em Abril/17 e preciso retificar as GFIPs de Jan/Fev e Março/17. Como farei isso? A empresa não pagou a parte patronal nem outras entidades, somente o valor dos sócios e funcionários, gfip enviada no codigo 2003-optante pelo Simples.
Se colocar na modalidade 9 e no código 2100 será que funcionaria?
Ou devo refazer a gfip com codigo correto e compensar o valor pago? Se eu fizer isso, como ficaria o FGTS, ja que uma nova GFIP substitui a anterior?

Podem me Ajudar?

Obrigada

Rodimar Graf

Rodimar Graf

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 5 maio 2017 | 08:19

Bom dia

Sobre a primeira pergunta, tem que ser Modalidade 9 e Modalidade Branco, caso contrário, não vai gerar o FGTS para o funcionário esquecido.

A outra questão, vai ter que refazer as Folhas desde 01-2017, com o cálculo do INSS na tributação correta.

Reenvie as GFIP´s do período (modalidade 9) e calcule manualmente as guias de INSS, com as diferenças apuradas, 20% patronal e Outras Entidades.

Sobre as guias de INSS já quitadas, faça um ajuste de GPS, alterando o código de pagamento para 2100.

Acredito resolver o problema.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 5 maio 2017 | 08:53

Carla Kelle Araujo um bom dia!

Na sua 1ª questão você afirma que já foi pago o fgts e inss correto, dessa forma você terá que transmitir nova gefip com todos os trabalhadores envolvidos informados anteriormente na modalidade 9 e o trabalhador que faltou informar na modalidade BRANCO no prazo, dessa forma vai gerar fgts apenas para o trabalhador esquecido.
Quanto ao inss, você deveras calcular a diferença entre a guia paga com a nova gia gerada nesta gefip e fazer uma guia complementar.


2ª questão; você terá que retificar as gefip's cujo a tributação foi informada erroneamente, informando todos os trabalhadores na modalidade 9, nesse caso não ira gera fgts a pagar a não ser a parte de outras entidades mais os 20% parte da empresa, sendo assim terá que gerar uma guia complementar.
A guia de inss paga com código 2003 tem como entrar no e-cac com certificado da empresa e fazer o ajuste do código na mesma hora.

clique aqui com o código 2119 clique aqui Empresas em Geral CNPJRecolhimento exclusivo para Outras Entidades (SESC, SESI, SENAI, etc.)

Aconselho afazer consulta no e-cac para fazer levantamento da situação atual da empresa e possíveis regularização se o caso.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.