x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 31.495

Erros na folha de pagamento - Quem deve corrigir?

Diego Mitsuo Toyama

Diego Mitsuo Toyama

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Programador
há 7 anos Terça-Feira | 9 maio 2017 | 18:45

Bom dia à todos!

Trabalho numa empresa que terceiriza o RH para um escritório de contabilidade. O problema é que o escritório erra muito na folha. Exemplos de erros que eu detectei:
- Não é pago o DSR das horas extras
- Não é pago médias de férias
- Não é pago medias de décimo terceiro
- As horas extras são calculadas com o percentual errado
- Ela pagou minhas férias errado, eu reclamei, ela fez errado de novo
O escritório pertence a familiares do meu chefe, então ele não quer trocar. Reclamei com ele sobre esses problemas e ele me disse que eu tenho que ir no escritório de contabilidade e explicar pra eles como fazer a folha corretamente. Eu não tenho condições de ensinar alguém como fazer a folha, não entendo nada de DP, à meu ver é obrigação do escritório fazer certo, afinal eles são pagos para isso.
Minhas dúvidas são:
- Está correto isso? O escritório faz errado e eu tenho que ir lá mostrar como fazer corretamente a folha?
- Quais os procedimentos corretos à se tomar ao se detectar erros na folha de pagamento?

Muito obrigado à todos!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 9 maio 2017 | 20:51

Diego, boa noite.
A empresa que é a responsável pelo pagamento dos empregados.
Cabe a empresa questionar o escritório e solicitar que sejam corrigidos os erros e também providenciar com a máxima urgência o pagto.

Na convenção coletiva de trabalho em sua maioria, existe clausula onde a empresa tem um prazo para pagar a diferença referente ao erro na folha de pagto do empregado.

Você pode fazer uma denuncia ANONIMA junto ao M.Trabalho, e eles irão até a empresa para fazer uma fiscalização, onde será fiscalizado, as fichas de registro, cartão de ponto, férias, e também a folha de pagto.
Na maioria das vezes o fiscal chega e menciona que é uma fiscalização rotineira.
Mas lembre-se a empresa pode depois dispensar/demitir isso porque você já comentou dos erros, é um risco que irá correr.

Diego Mitsuo Toyama

Diego Mitsuo Toyama

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Programador
há 7 anos Terça-Feira | 9 maio 2017 | 21:21

Carlos, obrigado pela resposta, eu penso o mesmo que você.
Vou esperar mais pessoas responderem, assim posso mostrar esse tópico para meu chefe, pois na cabeça dele eu é que tenho que ir atrás disso, mas na minha opinião pagar corretamente é obrigação da empresa.

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 10 maio 2017 | 07:12

Bom Dia,
Muito errado isso, se um escitorio não tem capacidade de fazer uma folha de pagamento deve ser trocado imediatamente , em hipótese alguma você tem que ir lá e ensinar eles, sugiro que procure seus direitos caso os erros continue ocorrendo.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"
Jessyca

Jessyca

Diamante DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 10 maio 2017 | 08:08

Diego,
Bom dia!!

Seja bem vindo ao fórum!!

Concordo com o que os colegas acima citaram, se o erro é recorrente e não só com você mais com outros funcionários, o mais correto seria o seu empregador questionar o escritório com relações aos erros e se este não se manifestar de maneira satisfatória trocar de escritório, pois futuramente quem vai arcar com possíveis ações trabalhista ?

“...carpe diem, quam minimum credula postero"


http://spedconsultoria.com.br/

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 10 maio 2017 | 08:21

Bom dia,
Só gostaria de acrescentar que muitas vezes não é colocado na folha esses eventos pois o próprio chefe não libera para a contabilidade.
Um escritório de contabilidade que não saiba como fazer uma folha não deveria estar funcionando.
Acontece que já vi muitas empresas não colocarem eventos como média e dsr na folha pois o próprio dono decidiu não colocar e esperar o funcionário reclamar na justiça. Só que é claro que para os funcionários eles colocam a culpa na contabilidade.
Não que isso seja o caso, só estou expondo um outro ponto de vista.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 10 maio 2017 | 09:13

Diego Mitsuo Toyama um bom dia!

Colaborando com o tópico,

Como estas praticas são rotineiras e sem interesses em solucionar, se você ficar batendo de frente com esta situação possivelmente sera desligado, o correto a fazer mesmo com o risco de ser desligado é procurar o MTE ou sindicato da categoria, junte o máximo de informações (contracheques, recibo de férias, decimo 13º ...), acredito que só receberás todas as diferenças corrigidas por via judicial caso a empresa não se disponha a regularizar a situação, quando você sair da empresa você tem 2 anos para entrar com uma ação contar a empresa e só poderá recorrer os últimos 5 anos trabalhados, tem empresa que preferem arriscar com praticas contar a legislação acreditando que pode se beneficiar caso não seja acionada na justiça, porem alem do risco de um trabalhador fazer uma reclamação, tem o risco eminente de uma fiscalização a qual as multas por irregularidades são bel altas, o melhor a se fazer é mostrar a seu empregador embasamento legal de forma a sensibiliza-lo a reverter esta situação com tom de preocupação com a saúde financeira da empresa e não tão somente com a intenção de exigir seus direitos, assim acredito que pode surtir algum efeito.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 10 maio 2017 | 09:22

Fernanda Dizioli verdade, isso pode ser uma ordem da empresa e o empregador para se isentar da culpa joga a responsabilidade para o escritorio, acredito que se um escritorio não sabe calcular uma folha de pagamento seria impossivel eles estarem funcionando.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 10 maio 2017 | 10:13

Diego Mitsuo Toyama

Pode parecer estranho, mas isso acontece muito por aí! Existem muitos profissionais não capacitados exercendo a profissão e gerando muitos danos por onde passam e seu caso é um desse, infelizmente. Pelo que relatou, por ser um escritório da família do seu chefe, ele provavelmente não irá intervir....

Em hipótese alguma isso seria obrigação sua, isso é um absurdo e pode aumentar ainda mais o prejuízo pra essa empresa caso vc entre com reclamação trabalhista.

Sugiro que passe a se comunicar com a empresa e com a contabilidade por email, guarde os recibos errados, os que foram acertados, mas continuaram errados, folha de ponto e tudo o mais que tiver em mãos, assim terá provas suficientes da negligencia da empresa. Busque no site do sindicato todas as convenções coletivas que vigoraram durante seu vinculo com a empresa e salve tbm, isso será muito importante, com certeza vc deve ter direitos assegurados pelo sindicato que a empresa não repassa....

No mais, quando vc se cansar dessa situação e quiser entrar com processo contra a empresa, busque um advogado especializado em causa trabalhista, no Sindicato sempre tem e costuma ser mais barato ou até de graça....pois tbm está muito difícil encontrar um advogado que saiba oq esta fazendo na esfera trabalhista viu?!

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Flávia Michele

Flávia Michele

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 10 maio 2017 | 10:19

Bom dia!!

Trabalho em escritório fazem 4 anos e infelizmente o cliente tem sempre razão, mesmo que orientamos o melhor procedimento dentro da lei, tem empresa que insiste em fazer o errado e ao final sofre problemas trabalhistas e a culpa é do escritório. Não é bem assim, por isso sempre entregamos um termo de responsabilidade aos clientes que suas atitudes fora do padrão de leis acarretará problemas futuros com a justiça.
Infelizmente, como você citou se trata de um escritório familiar provavelmente já é solicitado a fazer o errado ( meu ponto de vista ok?) porque quando é um escritório que preza pela segurança de ambas as partes tem tudo documentado para que seja um respaldo no futuro. E zela por seu nome não é mesmo?
Infelizmente "comprar" briga com seu chefe de nada vai adiantar, talvez sobre até para você no final. Sei que sua intenção é das melhores mas quando mexe com família é difícil. Como já foi orientado por alguns, faça uma reclamação anônima no ministério do trabalho, provavelmente sua empresa sofrerá uma fiscalização.

Boa sorte.

Atenciosamente;
Flávia Michele | Human Resources | HR Assistant
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 10 maio 2017 | 10:55

Diego, bom dia.
Agora você tem argumentos suficientes (relatos acima) que irão te ajudar.
Lembre-se quem deve ao empregado e a EMPRESA, ela que é responsável pelo pagamento aos empregados, o escritorio é somente um prestador de serviço, ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.