x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.277

Dúvida FGTS inativo - Valor para Fins Rescisórios

Raul Cardoso

Raul Cardoso

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Suporte
há 7 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 11:38

Bom dia!

Fui desligado de uma empresa em comum acordo em 2012. Acabei não retornando na empresa para dar baixa na carteira, porém já tenho a assinatura da empresa que trabalho atualmente na Carteira. No meu FGTS dessa empresa de 2012 consta como inativo com SALDO de R$ 2.061,41, porém o Valor para Fins Rescisórios está zerado. Consigo fazer a retirada desse Saldo através do programa de Saques do FGTS inativo? Se não, é necessário dar baixa na empresa antiga mesmo já trabalhando em outra? Consigo retirar esse saldo de alguma forma? Obrigado.

Kátia Dias

Kátia Dias

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 11:52

Boa Tarde

Como foi um acordo, a rescisão foi feita como demissão sem justa causa te dando o direito de sacar o valor de FGTS na época mediante a chave de movimentação. Pelo relato entendi que você não pegou esta chave e portanto não sacou o valor.
O FGTS inativo é somente para pedidos de demissão até 31.12.15

Entre em contato com a empresa anterior e peça uma nova chave de movimentação para que você consiga ir à agência sacar o valor disponível.

Raul Cardoso

Raul Cardoso

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Suporte
há 7 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 12:10

Obrigado pela resposta.

Mais algumas dúvidas...
Somente com essa CHAVE DE MOVIMENTAÇÃO atualizada eu já consigo realizar o saque? Ou preciso ir até a empresa para dar baixa ou algo assim?
Sabe informar qual a maneira correta de abordar a empresa? Solicito a chave de movimentação atualizada para saque do FGTS inativo, é isso?

Kátia Dias

Kátia Dias

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 12:14

Para poder sacar o FGTS, você vai precisar

- Da chave de movimentação
- Termos de rescisão e quitação (ou homologação se teve mais de 1 ano de vínculo) devidamente assinados
- Carteira de trabalho atualizada e baixada

Entre em contato com o RH da empresa e explique a situação que vão te orientar certinho


Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 13:51

Raul Cardoso

Sabe informar qual a maneira correta de abordar a empresa? Solicito a chave de movimentação atualizada para saque do FGTS inativo, é isso?


Isso mesmo. Informe que saiu da empresa em 2012 e não sacou o FGTS ainda. Eles tem seu arquivo lá, peça uma cópia da rescisão e dê baixa na carteira, normalmente isso não é dificil conseguir.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.