x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.146

é necessário efetuar média 13º salário

Nilce Peres

Nilce Peres

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 14 dezembro 2006 | 13:54

Boa tarde!

Me surgiu um questionamento:

Se um funcionário recebeu no exercício 2006, apenas 1 vez gratificação em seu salário, deve-se apurar média para o pagamento do 13º salário.

Estive pesquisando e só encontrei matéria dizendo que deve-se efetuar média quando for habitual.

O que os colegas acham?
Conheço empresas que pagam e outras não.

Atenciosamente,
Nilce

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 14 dezembro 2006 | 14:23

Nilce, boa tarde.
Será que valor dessa gratificação justifica o trabalho? se beneficiar o empregado, deve fazer a média sim.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Izabel Souza

Izabel Souza

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 17 anos Quinta-Feira | 14 dezembro 2006 | 14:24

Nilce, boa tarde
uma vez que o evento em questão tem o título de gratificação ou adicional em meu entendimento mesmo que seja enventual integra a base de calculo do 13º salario.
Abraços

"O que realmente importa é sermos nós mesmos, viver o hoje intensamente e acreditar que tudo acontecerá de acordo com nossas escolhas."
Nilce Peres

Nilce Peres

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 14 dezembro 2006 | 14:26

Concordo com você Luiz,

Eu também acho que sendo benéfico para o funcionário deve se pagar além do que é correto claro.

Nas empresas que passei sempre pagavamos, mas fui questionada, então acho que fica a critério da empresa.

Grata.
Nilce

wandercy cirilo de sousa

Wandercy Cirilo de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 17 anos Quinta-Feira | 14 dezembro 2006 | 17:48

Cara Nilce,

Primeiro precisamos saber sobre o carater dessa gratificação. Se ela foi ajustada, integra o salário. Por outro lado, se ela foi paga por liberalidade da empresa não integra o salário.
As gratificações ajustadas são caracterizadas pela habitualidade, periodicidade e uniformidade com que as gratificações sejam concedidas.
Já as gratificações por liberalidade podemos citar como exemplo: os prêmios, participação nos lucros e resultados, diárias para viagem(até o limite de 50% do salário) e ajuda de custo, desde que não sejam pagas habitualmente, pois nesse caso passam a integrar o salário do empregado para todos os efeitos legais.

Atenciosamente,

Wandercy

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.