x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.724

INSS - Recolhimento para contador autonomo

SANDRO

Sandro

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 02:18

Sou recem formado e estou interessado em trabalhar como contador autonomo, mas sou registrado em uma empresa e estarei exercendo a funcao contabil paralelamente. Minha duvida eh: A situacao do recolhimento de Inss como fica? Jah que sou registrado e os impostos sao recolhidos pela empresa onde trabalho? Em minha situacao, o que é mais viavel? Ser autonomo ou abrir escritorio individual? Já que trabalharei em casa? Duvidas quanto a nova área tenho de monte, rsrsr.
abrçs.
Grato.Sandro

Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 30 de julho de 2009 às 06:56:02.

Denilson Cesar Pinto

Denilson Cesar Pinto

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 28 junho 2010 | 22:09

Prezados colegas Osmar e Sandro,

Eu li uma matéria informando que quando o serviço de autônomo é prestado por um profissional liberal não está sujeita a retenção de 11% de INSS.
Será que eu entendi correto ?

Estou na mesma situação do amigo Sandro, pretendo prestar serviços de contador autônomo e estou pesquisando como proceder nesse caso de INSS.

Segue a fonte que eu pesquisei
Instruções Normativas INSS D/C nºs 100/2003 e 105/2004.

Bom, caso tenham novidades ficarei grato em partilhar com vocês.

Abraços e sucessos aos amigos do fórum.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.