x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 536

envio de INSS á menor (sefip)

Vanessa Praxedes

Vanessa Praxedes

Bronze DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 1 junho 2017 | 16:43

Prezados, boa tarde.
Solicito a ajuda de vocês de como devo proceder nesta situação. Na empresa em que trabalho a funcionaria solicitou desligamento e prestou serviço como profissional autônomo para o mesmo CNPJ dentro da mesma competência. Sei que está errado e alertei aos meus gestores de que estaríamos correndo risco de um passivo trabalhista uma vez que se interpreta como continuidade de vinculo. No momento em que fiz a importação do meu arquivo para a SEFIP o programa criticou a duplicidade do PIS para a mesma pessoa. Se eu excluir dentro do programa da SEFIP o cadastro desta mesma funcionaria com a categoria 13 (Trab. Autônomo ou equiparado c/ contrib. sobre remuneração) e enviar somente a informação dela como desligada na categoria 1 (Empregado) a minha base de INSS parte empresa e segurado será enviada a menor e esta informação estará diferente ao meu resumo de folha, pois nele consta esta funcionaria nas duas situações. Minha dúvida é; se eu excluir seu cadastro como autônomo no programa e enviar as informações da SEFIP, como devo proceder nesta situação depois? Devo fazer a retificação deste mês?
Peço a ajuda e orientação dos colegas, pois ainda não havia passado por uma situação como esta, e estou receosa de que ocorra algum problema futuro.

Desde já, agradeço a atenção e todos.
Att,
Vanessa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.