x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 44.920

Base de cálculo FGTS rescisão

Guilherme Kazapi
Articulista

Guilherme Kazapi

Articulista , Analista Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 6 junho 2017 | 11:44

Bom dia Karin,

A base de cálculo do FGTS no mês da rescisão, são as verbas de natureza salarial (salário proporcional, horas extras, comissões etc), subtraindo da base da cálculo eventuais faltas e o DSR sobre as mesmas. Também há FGTS sobre o 13º salário pago na rescisão, sobre o aviso indenizado e o 13º indenizado.

Vale conferir no seu sistema, se no momento do cálculo da rescisão, tenha marcado uma opção do tipo "calcular FGTS do mês anterior na rescisão". Essa opção é comum em rescisões no inicio do mês. FGTS do mês de maio, pago junto com o FGTS da rescisão em junho, pois a rescisão pode acontecer antes do pagamento do FGTS regular, entre os dias 01 a 06 do mês. Assim o empregado saca mais rapidamente o FGTS...

Se isso acontecer, você vai reparar que a guia de FGTS do mês anterior da rescisão é menor, pois o empreado apenas participa da informação da GFIP, o recolhimento é separado na GRRF.

A prova real disso é o demonstrativo do empregado, gerado pelo aplicativo da GRRF, onde consta as bases de FGTS: mês anterior, mês da rescisão e mês indenizado.

Espero ter ajudado...

Guilherme Kazapi
Atingir os melhores resultados com serenidade, seriedade e ética.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.