x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 11.882

Sou pessoa fisica CEI e quero contratar funcionarios

Julianna

Julianna

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 12:18

Tenho um lote com plantação de banana para venda, quero assinar a carteira de um funcionario pra cuidar desse lote.

Quais serão minhas despesas, sei que tenho que pagar FGTS 8% do funcionario, INSS descontar 8% do funcionario, quero assinar com o salario minimo, o que mais terei de despesa, sou obrigado a pagar 20% de INSS patronal? sou obrigado a pagar 2,7 de outras entidades?

e sou obrigado a tirar um certificado digital e-CPF para ser transmitidos as obrigações.

Sou tec em contabilidade mas não sei muito sobre o assunto. e quero fazer tudo so sem contratar um contador

sei que terei Sefip ate dia 7 de cada mes, CGED ate dia 7 de cada mes, vou comprar o livro de empregado,fazer a folha de pagamento e os contra cheques, quero fazer tudo direito.

Solange

Solange

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 12:53

Boa tarde!
A inscrição no CEI a equipara a uma empresa. Com a contratação de funcionários nesta matrícula todas as obrigações de uma empresa passam a valer para o seu CEI
- registro em livro e ctps;
-Caged só na admissão e demissão,
-folha de pagamento mensal;
- contra cheque para o funcionário;
-envio de GFIP mensal;
- RAIS;
-DIRF;
-e-CPF ( para empresas com menos de 10 funcionários a CEF ainda libera o certificado .PRI)
- homologação em sindicato para funcionário demitidos que tenham mais de 1 ano de registro;

Quanto ao salário: deverá observar o piso no sindicato da classe ( já que será este quem deverá homologar a rescisão deste funcionário numa eventual dispensa), acredito que seja o Sindicato Rural;
Quanto as informações na GFIP: codigo GPS 2208; FPAS 604; Cod. Terceiros 0003, Não optante pelo simples
Quanto as despesas:
do funcionário 8%, 9% ou 11%
da empresa: 2,7% outras entidades, 8% FGTS, vale transporte, cesta basica ( se o sindicato estipular)

Não há o recolhimento dos 20% patronal.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.