x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.079

INSS descontado por RPA

Cleuber Silva Santos

Cleuber Silva Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Contabilidde
há 17 anos Sexta-Feira | 15 dezembro 2006 | 17:10

Tenho uma dúvida. Tenho um amigo que paga mensalmente seu INSS como segurado facultativo, pois não trabalha. Em alguns meses ele presta serviços de caracterização de espetáculos, porém isso é muito raro e quando acontece, desconta o INSS na RPA e teoricamente, entendo eu, a obrigação de recolhimento é da empresa que reteve o INSS certo? Minha dúvida é em alguns meses ele teve seu INSS retido em RPAS, porém no cadas CNIS do INSS não constam esses recolhimentos. Isso pode prejudicar sua aposentadoria? Caso afirmativo, que medidas poderiam ser tomadas para solucionar o caso.
Grato pela atenção!

Esther Luiza Willumsen Zandona

Esther Luiza Willumsen Zandona

Prata DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 15 dezembro 2006 | 17:56

Olá Cleuber,

Temos uma resposta sobre este assunto no seguinte tópico:
https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=2491
Como nosso colega diz, guarde os comprovantes.
Caso ainda fique alguma dúvida, entre em contato.

Atenciosamente,

Esther Luiza

Ajude o Fórum: Utilize-se sempre do campo Pesquisa antes de formular uma pergunta.
Persistindo dúvidas, você poderá tirá-las no mesmo tópico.

wandercy cirilo de sousa

Wandercy Cirilo de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 17 anos Sexta-Feira | 15 dezembro 2006 | 18:54

Olá Cleuber,

Para evitar aborrecimentos futuros, oriente o seu amigo a comparecer na empresa munidos dos documentos, pode ser que a pessoa resposável pela empresa desconhece a legislação, deixando de informa-lo na GFIP, que é o documento que alimenta o CNIS da previdência. Caso a empresa não tenha feito o recolhimento, ela está cometendo um crime de apropiação indébita e ao tomar conhecimento do assunto, deverá providenciar a devida regularização. Sendo assim, seu amigo não terá dor de cabeça no futuro!

Atenciosamente,

Wandercy

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.