x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 10.713

Aposentadoria invalidez especie 32

sandra sousa cruz

Sandra Sousa Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 3 julho 2017 | 11:45

Prezados amigos, bom dia.

Preciso de uma ajuda.
Um funcionário foi foi aposentado por invalidez. O mesmo estava afastado por auxilio doença desde 09/05/2015. Qual é o procedimento da empresa agora?

Recebemos a carta de concessão de aposentadoria hoje, com data de início da aposentadoria fixada em 19/05/2017. Espécie 32.

Se alguém tiver alguma informação, fico desde já grata.

Sandra

sandra sousa cruz

Sandra Sousa Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 3 julho 2017 | 15:53


Carlos boa tarde.

Então informei isso para o cidadão que o contrato dele fica suspenso, etc... só que o abençoado foi até a uma agência do INSS, e o técnico segurança social informou que tem aposentadoria por invalidez previdenciária (ESPÉCIE 32) e nesse caso ele tem direito a rescisão.
Me corrija se estiver errada, até onde sei o contrato fica suspenso desconheço o direito de rescisão.
Ajuda por favor.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 3 julho 2017 | 16:09

Sandra, (não fique nervosa rsrsrs), e isso mesmo o CONTRATO FICA SUSPENSO, por lei não há como rescindir, haja visto que a aposentadoria por invalidez pode ser suspensa a qualquer momento pelo INSS, e então terá que voltar a trabalhar.
Esse tecnico de segurança social em que você menciona e do INSS, certo?
Acredito que o Tecnico tenha dito ao beneficiário que a Aposentadoria Por Invalidez, ele terá direito à;

a) Saque do FGTS
b) Saque da cota do Pis.

Como sabemos qualquer aposentadoria, seja por tempo de contribuição, Idade, não é necessario rescindir o contrato de trabalho, ok..

sandra sousa cruz

Sandra Sousa Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 3 julho 2017 | 16:50

Oi Carlos.

Grata pela sua ajuda, agora estou mais tranquila, vou entrar em contato novamente com o cidadão e explicar tudo de novo.
Espero que ele entenda.
MAIS UMA VEZ, MEU MUITO OBRIGADA!
DEUS ABENÇÕE.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.