x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 7.200

Pagar inss diarista autonomo

Juliana Dusso

Juliana Dusso

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 12:19

Boa tarde!

Neste caso sim, já que ela por conta própria quer fazer o recolhimento para pagamento para aposentar lembrando que no caso dela o vencimento das guias seria dia 15 de cada mês.

Acesse o site abaixo e verifique qual perfil ela se encaixa:

www.previdencia.gov.br

Franciele

Franciele

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 18 julho 2017 | 12:06

Colegas deixa eu explicar melhor a situação: a diarista trabalha em uma residencia, mas sem carteira assinada, pois ela é diarista autonoma, o empregador quer pagar seu inss mas como contribuinte individual, neste caso, ele pode descontar 8% sobre o que ela ganha?

Juliana Dusso

Juliana Dusso

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 18 julho 2017 | 12:16

Bom dia!

Neste caso não, ela não tem vinculo empregatício com ele. Caso ele faça isso estará comprovando vinculo e ela terá outros direitos.

Realmente ela é diarista? Pois diaristas só podem trabalhar uma vez ou duas na residencia para não gerar vinculo, conforme legislação, se ele pagar INSS pode ser visto de outra maneira diante MTE.

Eu aconselharia meu cliente que ela recolhe-se seu o INSS por conta própria como individual e se ele quer contribuir com isso, é só pagar no seu recibo um valor a mais do que pago na diaria.

Questione seu cliente a realidade atual dessa diarista com ele e veja as legislações sobre.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.