x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.572

Compensação de créditos na GFIP - vários tomadores

Joao Felippe Tratch

Joao Felippe Tratch

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 7 anos Quinta-Feira | 13 julho 2017 | 12:07

Bom dia caros colegas,

Tenho como cliente, uma empresa enquadrada no simples nacional, anexo IV, a qual presta serviços na área de construção civil, empreitada parcial.
Esta empresa entrega GFIP com código 150, e aloca os funcionários conforme trabalharam em cada tomador.
A empresa em questão apresenta desde 01/2016 até a competência atual, valores de INSS a compensar, visto que todo mês o valor retido nas notas fiscais é superior ao valor devido de INSS.

Levamos como exemplo a GFIP de 06/2017, onde temos duas empresas como tomadoras:
O saldo a compensar do mês anterior era de R$ 2.000,00 da empresa A;

No mês 06/2017 meu cliente prestou serviços para a empresa A (retenção na nota R$ 200,00) e somente neste mês para a empresa B (retenção na nota de R$ 700,00);

No campo de Período inicio e período fim, da empresa A, devo considerar o período inicio a competência 01/2016 (que é o inicio dos meus créditos) e o período fim a competência 06/2017.. ou como proceder?

No campo de Período inicio e período fim, da empresa B, devo considerar o período inicio a competência 06/2017 e o período fim a competência 06/2017.. ou como proceder?

Como o sistema entende quanto desconta de cada empresa tomadora? Ou para o INSS não interessa o quanto eu desconto de cada empresa e sim o saldo a compensar?

Desde já agradeço a atenção.

Att,
João Felippe

Eder Silveira

Eder Silveira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 08:35

Olá João, o correto é você informar na sefip o valor correto de cada compensação utilizada para cada tomador, li que você fala em retenção então só cuide para não confundir o lançamento da retenção e a compensação ok?

O crédito a utilizar como compensação a lei permite que você utilize de saldo do tomador A para abater inss dos funcionários alocados no tomador B, mas se ambos estiverem na sefip tenha cuidado para informar em separado o que é de cada um.

Empreendedor graduado em administração de empresas. Diretor da Eficaz Folha de Pagamento, empresa especializada em Gestão da Folha de Pagamento para escritórios de contabilidade.
https://www.folhaeficaz.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.