Bom dia
Ontem eu tive esse mesmo problema com um cliente e meu suporte do programa orientou da forma abaixo:
No momento em que um registro é selecionado no programa e enviado ao eSocial, a comunicação já está sendo realizada entre os sistemas, e neste momento o eSocial fará a validação das informações onde o evento poderá ser recepcionado ou não.
Existem algumas situações, onde o eSocial recepciona a informação, mas não retorna o número de recibo, não há como identificarmos o motivo deste recibo não ser retornado, visto que o próprio eSocial, quem encaminha esta informação.
Diante da crítica apresentada, significa que o eSocial já recebeu este evento, mas o recibo não foi retornado e neste caso, o evento fica pendente na tela de geração do Programa, pois será através do número de Recibo que o evento deixará a opção “Pendentes”, para de fato ser demonstrado na opção “Registros que constam na base do eSocial”.
A única forma de “dar baixa” neste registro, é localizando o respectivo número de recibo e informá-lo no Programa, e neste caso apenas será possível visualizá-lo no Ambiente da Empresa, através do Portal do eSocial.
Para a condição de estar no Ambiente de Produção oficial, obrigatoriamente deverá acessar o Portal do eSocial, no Ambiente da Empresa em questão e localizar pelos registros que acusam estar em duplicidade, copie o número do Recibo e acesse novamente o Programa e nos registros “Pendentes para envio”, localize o evento que está acusando o erro.
Observe que na parte superior direita, haverá um botão “Informar Recibo para carga selecionada”, clique sobre esta opção e cole o número de recibo que localizou no eSocial, Grave esta alteração e veja que manualmente foi dada a baixa do evento em questão e o mesmo passará a ser demonstrado nos registros que constam na base.