x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 7.720

Como contratar um jovem aprendiz?

Lilian

Lilian

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente
há 7 anos Terça-Feira | 8 agosto 2017 | 16:19

Olá amigos,

gostaria de saber , sendo eu empresa, desde o 1° passo se puderem me ajudar, tenho que efetuar cadastro junto algum programa ou entidade? Qual os sites para isso em SP? Além disso gostaria de saber se um jovem aprendiz poderá trabalhar em uma van móvel por exemplo? sem um local especifico?

Desde já agradeço a atenção de todos!

Gleison Rodrigues

Gleison Rodrigues

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 6 fevereiro 2018 | 16:35

Pessoal, a obrigatoriedade é para empresas normais com 7 funcionários, e de forma voluntária a empresa pode contratar aprendiz? por exemplo empresa ME com 4 funcionários, pode contratar?

Atenciosamente
Gleison Rodrigues
‘Fica Sempre um pouco de perfume
nas mãos que oferecem flores’


Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 6 fevereiro 2018 | 17:36

Boa Tarde,
De acordo com a Lei 12.594/2012, que acrescentou o § 2º ao artigo 429 da CLT – os estabelecimentos de qualquer natureza, excluindo-se as microempresas, empresas de pequeno porte e optantes pelo simples nacional, são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo, e 15% no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.
A Instrução Normativa SIT nº 75/09, orienta que todas as empresas obrigadas que tenham pelo menos sete funcionários, devem contratar aprendizes de acordo com o percentual legalmente exigido.

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.