x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 1.279

Abandono de emprego

João Matheus Marques

João Matheus Marques

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 14 agosto 2017 | 14:36

Boa tarde,

Estou com um problema em minha empresa. O funcionário foi demitido por abandono ao emprego, obteve 30 faltas consecutivas. Antes de eu fazer a rescisão, mandei 2 telegramas ao funcionário solicitando que ele comparecesse a empresa para que ele pudesse justificar as faltas. Ele não compareceu e fizemos a rescisão. O telegrama foi recebido por um Paulo, nós não sabemos quem é esse Paulo, pois nos documentos dele não tem nenhum Paulo, portanto, não sabemos o parentesco.
Já ligamos milhares de vezes para o funcionário e ele não atende, já fomos na casa dele e não conseguimos encontrá-lo.

A rescisão dele acabou ficando zerado devido ao pouco tempo de casa e as faltas que ele obteve.

Nós precisamos coletar a assinatura dele? Não sabemos mais como proceder diante deste caso.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 14 agosto 2017 | 15:37

João, boa tarde.
Como ele desapareceu, não se preocupe, quando ele precisar irá procurar a empresa.
Isso acontece principalmente nas medias e grandes empresa, aqui também já passei várias vezes por isso.
Deixo arquivado e quando aparece solicito assinatura, e na maioria se negam a assinar, então arquivo de novo, dou baixar na ctps que é um direito do ex-empregado, e como a legislação menciona em até dois anos após a data de desligamento para o mesmo ingressar com ação na justiça, caso entre com ação cabe a empresa se defender, ok.. (mas não se preocupe).

João Matheus Marques

João Matheus Marques

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 08:23

Bom dia, Carlos Alberto!

Então, mas eu ainda não consegui dar baixa na CTPS dele e nem a assinatura na TRCT do mesmo. Já consultamos duas contabilidades e cada uma diz uma coisa, ficamos sem saber como proceder. Nos disseram para colocarmos um anúncio em um jornal de grande circulação, outro já disse para eliminar essa possibilidade pois o ex-funcionário pode alegar que não tem acesso ao jornal e até mesmo entrar na justiça por danos morais.

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 11 dezembro 2017 | 11:18

Prezados, Bom Dia!

Estou com a seguinte situação, um funcionário procurou a sede da empresa pra pegara sua ctps na qual estava fazendo as anotações de mudança de função, logo após avisou que estava se retirando da empresa o mesmo desapareceu com o veiculo da empresa sendo encontrado o veiculo um dia após em um estacionamento da cidade e o mesmo desapareceu sem deixar rastro procuramos a família pra ter informações o mesmo ja se encontra em outro estado e também não deu muitas noticias, minha duvida e;

1- tenho que realmente esperar os 30 dias para fazer todo o procedimento de busca conforme a legislação?
2- existe alguma brecha na qual eu posso esta fazendo ja que o mesmo desapareceu com o veiculo da empresa?

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Lysa

Lysa

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 14 dezembro 2017 | 16:30

Sobre Abandono de emprego, aconteceu o mesmo caso aqui onde trabalho. O funcionario sumiu, fizemos anuncios em jornais e no radio, mesmo se ele fique sabendo ou nao, o fato principal é que vc teria como provar que tentou entrar em contato pelo menos.
Mas o mesmo, apareceu meses depois e assinou tudo certinho e ainda pediu desculpas por ter sumido. Mas nao se preocupe, vc tem motivos para ter feito a rescisao.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 14 dezembro 2017 | 16:42

Daniel Albuquerque

1- tenho que realmente esperar os 30 dias para fazer todo o procedimento de busca conforme a legislação?


Por abandono de emprego, sim.


2- existe alguma brecha na qual eu posso esta fazendo ja que o mesmo desapareceu com o veiculo da empresa?


Só se vc dispensar por furto....tem o BO?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 15 dezembro 2017 | 16:13

Karina Louzada,


infelizmente quando o gerente da empresa me repassou essa informação, eles ja tinha achado o veiculo e não fizeram o b.o.


por via das duvidas melhor esperar os 30 dias e fazer todo o processo conforme a clt.


obrigado!

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 15:52

Boa Tarde caros colegas, estou com uma situação onde o empregado entrou de FERIAS, e acabou as férias já fez mais de um mês, que ele não comparece ao serviço, a empresa quer fazer rescisão por abandono de emprego, porem eles não tem nenhum contato do trabalhador, nao tem celular, endereço, nem mada...

alguma ideia do que indico para empresa? oque ela fazer?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 17:47

Endriw Braga

Erro grave da empresa em não manter os dados do trabalhador atualizados, principalmente endereço e telefones de contato.

A orientação é enviar carta com AR solicitando comparecimento no prazo de 48 horas para justificar as ausências e comprovar que tentou formas de contato.

Já ligou no INSS pra saber se não tem alguma perícia agendada pra ele?

Se nada der certo, proceda com a rescisão.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 17:49

Karina Louzada boa tarde,

Erro grave da empresa em não manter os dados do trabalhador atualizados, principalmente endereço e telefones de contato.


Quando comecei a cuidar do RH dessa empresa, pedi os dados, mas ele ja estava de férias, ai deu nisso.


A orientação é enviar carta com AR solicitando comparecimento no prazo de 48 horas para justificar as ausências e comprovar que tentou formas de contato.


nao temos o endereça, então acaba que fica impossivel..

Já ligou no INSS pra saber se não tem alguma perícia agendada pra ele?



Não liguei, mas irei tentar, obgdo pela dica.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.