x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.856

Empresa de Representação Comercial é obrigada a pagar o INSS

DEUSINERY GOMES ALVES

Deusinery Gomes Alves

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 12:04

Boa tarde,

Sou formada em contabilidade, e tirei meu registro do CRC recentemente, estou fazendo a contabilidade de uma empresa de serviço de representação comercial do simples nacional, e o sócio da empresa já contribui INSS com o maior valor por outra atividade, ele é assessor de um deputado do estado.
Gostaria de saber se ele é obrigado a contribuir INSS pela empresa também ou posso enviar a GFIP zerada?

Desde já agradeço.

Priscila Veiga Barboza

Priscila Veiga Barboza

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 7 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 17:57

Boa tarde,

Se ele recebe pró labore por essa empresa que você faz a contabilidade, você precisa informar em campo específico, que ele contribui através de outro CNPJ (se for o caso). Dessa forma gera o pró labore porém não há desconto de INSS. Se a empresa for SIMPLES não há o que se falar em pagamento de INSS, porém se for outro regime, haverá o recolhimento do INSS parte empresa.

Espero ter contribuído.

Cordialmente,

Priscila Veiga Barboza
Recursos Humanos
DEUSINERY GOMES ALVES

Deusinery Gomes Alves

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 17 agosto 2017 | 10:11

Priscila Veiga Barboza,
Entendi, no caso ele não tem pro labore, a nota faturada mensal é de serviço prestado de vendas,comissão de vendas para outra empresa.
Ele paga o Simples Nacional mensal e pagava o INSS baseado em um salário mínimo, pois o contador antigo informou que ele tinha que pagar, mais ele já contribui no teto por outra empresa que ele é contratado, então percebi que ele estava contribuindo em vão pois não o beneficiaria em nada já que contribuía com o valor maior pela outra empresa como contratado.
Minha preocupação era da empresa pagar alguma multa pelo sócio não contribuir pela empresa.
Mais irei enviar as GFIPS zeradas e caso algum dia surja alguma fiscalização em relação a isso, poderão identificar que ele já contribui no teto.
Agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.