x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 963

salario familia

bruno silva

Bruno Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 17:21

boa tarde!

se o funcionário passar a documentação para o empregador de seu dois dependentes para receber o salario família, mas o empregador so esta pagando de um ao perceber o erro o funcionário abre uma reclamação para corrigir. a empresa deve pagar o retroativo?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 17:25

Bruno Silva, boa tarde.

Veja este tópico.

É basicamente o mesmo problema que o seu e pode te ajudar.

Observe a postagem do colega Franlley Gomes Belem em 15 de abril de 2009 às 22:54:05.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
bruno silva

Bruno Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 5 setembro 2017 | 11:10

a questão aqui e que o funcionário passou a documentação toda certinha no dia em que foi admitido, mas a pessoa do rh errou e só colocou um filho para receber o salario família. a empresa deve pagar o retroativo?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 5 setembro 2017 | 11:17

Bruno Silva, eu entendi qual a sua questão. Creio que você que não entendeu o comentário que mencionei do colega Franlley, caso o tenha lido.

Assim como na situação do post mencionado, você deve pagar retroativo sim, mas não pode fazer isso de maneira acumulada.

O que deve ser feito é o mencionado no comentário:

Postada:Quarta-Feira, 15 de abril de 2009 às 22:54:05
Ola

Vc deve reenviar o Sefip, pois em janeiro, fevereiro e março não foi declarado que estava sendo pago o salario familia, o salário familia têm que pago e abatido no mês devido.

vc não pode agora, colocar o valor acumulado destes meses pois perante a previdência, vc teria 3 + 1 filhos, e não é este o seu caso, vc apenas quer pagar ao funcionário o valor devido e abater na guia de GPS do Mês atual.

Vc reenviado a sefip, vc estára informando a previdência social que vc recolheu as guias de janeiro, fevereiro e março a mais do que teria que ser recolhido, e este valor a mais será o valor na qual vc abaterá na guia do mês em questão.

Ufa!!!! rs

Deu para entender,

se a duvída persistir, Poste

Um abraço

Franlley Gomes


Ou seja, retransmitir as SEFIPS de todos os meses que deveriam ter sido informados os dois dependentes, mas somente foram informados um e na SEFIP realizar a compensação do valor total de salário família pago.

Agora, provavelmente informando o salário família do filho que não havia sido informado anteriormente, a empresa terá um crédito de INSS para esses meses, se já pagou as guia de INSS. Esse valor deverá ser objeto de pedido de restituição por meio de PERDCOMP.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.