x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.626

FGTS - Adiantamento de 1º Parcela do 13º Salário

Felipe de Rezende Vergara

Felipe de Rezende Vergara

Prata DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 6 anos Terça-Feira | 29 agosto 2017 | 15:38

Queridos,

Boa tarde!

Estou iniciando uma empresa de Contabilidade e a área de Departamento Pessoal que não atuava quando era CLT tenho aprendido muito lendo as orientações de vocês, muito obrigado. Porem continuo bem leigo e conto com vossas ajudas.

O cliente pediu que eu adiantasse o 13º Salário de apenas 2 colaboradores de sua empresa. Fiz conforme solicitado. Verifiquei que gerou FGTS sobre estes adiantamentos. Como faço para gerar estes FGTSs? Eles sairão juntamente com a SEFIP referente a Agosto de 2017 gerada em Setembro referente ao pagamento do INSS e FGTS da Folha de Agosto? Ou são eventos diferentes e distintos?

Não sei se consegui ser claro. Peço desculpas. Mas em resumo seria como gerar este FGTS sobre o adiantamento.

Agradeço imensamente vossa colaboração.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 29 agosto 2017 | 16:28

Felipe de Rezende Vergara

É isso mesmo.

Gere uma folha de pagamento separada pro 13°.

Na GFIP de agosto vai sair o FGTS do 13° junto do FGTS da folha de pagamento, na mesma guia.

No programa sefip tem o campo para informar a remuneração do 13°.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 30 agosto 2017 | 10:12

Felipe de Rezende Vergara umb om dia!

Colaborando,

Como já dito por amiga Karina, o fgts tanto da folha mensal como do 13º sairão juntamente na mesma guia, o inss será quitado quando você gerar a 2ª parcela em dezembro, tendo que gerar gefip de competência 13 para quitar o inss.

Se você tem um sistema de folha de pagamento, ele já leva para o sefip o fgts mensal e o da folha do 13º.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.