x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 5.641

Formado em contabilidade e registrado como administrativo

ARIEL DOS SANTOS

Ariel dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 11:25

Bom dia Amigos, tenho uma duvida, eu fui contratado por uma empresa quando ainda estava cursando a faculdade de ciências Contábeis (fui registrado como auxiliar administrativo, ensino médio). agora já formado em bacharel em Ciências contábeis e exercendo a função de escrituração de documentos fiscais e tendo o registro no CRC, continuo registrado na empresa como auxiliar administrativo, ensino médio. já enviei ao RH uma cópia do meu certificado de conclusão no começo de 2016. Mas até agora nada mudou. o que faço?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 11:56

Ariel, boa tarde.
Não e bem assim, não e porque você se formou que a empresa tem por obrigatoriedade em te promover.
Quando o empregado envia certificado/conclusão de algum curso, o rh da empresa irá atualizar o sistema/cadastro, a empresa não é obrigada em promover ninguém por que se formou.

ARIEL DOS SANTOS

Ariel dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 13:02

oi Carlos, boa tarde.
Não fui claro na minha pergunta. desculpa é minha primeira vez aqui.
o que queria dizer que, quando exerço uma tarefa que seja ligada a contabilidade, o CRC me obriga a ter o registro, (trabalho na parte fiscal e tenho o registro CRC). quando entrei na empresa tinha apenas um minicurso de ADM e fazia de tudo dentro escritório, agora depois de formado estou na parte de escrituração fiscal e contábil o que seria uma área especifica para quem tem o CRC. O certo não seria estar registrado como aux. fiscal/contábil ao inves de aux. adm? não são coisas diferente? ex pra causar efeito: entro na empresa como recepcionista cursando ciências contábeis, no termino do curso fica a criterio da empresa a me trocar de cargo (entendi, foi o que vc quis dizer), mas e se eu continuar registrado como recepcionista e trabalhando na area contábil. entendeu? eu passei de um faz tudo para um aux contábil/fiscal. (não seria caso de acumulo de função?)
estou registrado como aux. administrativo e trabalhando como aux. contábil.

abraços

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 13:24

Boa tarde

Ariel muitas empresas não muda a função devido classificação que normalmente sobe o salário, ideal seria vc sentar com seu superior e propor a mudança na CTPS, até pq pra vc vai ser melhor em termos de experiência.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 13:54

Ariel, boa tarde.
Agora sim, concordo com o colega acima, converse com seu superior, seja franco com ele, mencione se você terá chance de uma promoção.
Assim você poderá ou não procurar outro emprego em que voce possa executar o trabalho na área contabil.
Como você já tem o CRC em algumas empresas pedem para que assine algo que precisa do CRC, então pense antes de assinar, principalmente você que não está com o cargo/função adequada.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 14:05

Ariel dos Santos

quando entrei na empresa tinha apenas um minicurso de ADM e fazia de tudo dentro escritório, agora depois de formado estou na parte de escrituração fiscal e contábil o que seria uma área especifica para quem tem o CRC.


Pelo seu relato, depois de formado e com o CRC sua função na empresa mudou certo? Passou a exercer atividades de Contador especificamente e não mais atividades gerais de escritório.

Se isso aconteceu, houve uma promoção sim, porém implícita e entendo que tanto o salário quanto a função deveriam ser ajustadas sim.

Da forma como está, caracteriza claramente desvio de função.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 14:05

Ariel dos Santos

CBO - Auxiliar Administrativo

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

4131 :: Auxiliares de contabilidade

Organizam documentos e efetuam sua classificação contábil; geram lançamentos contábeis, auxiliam na apuração dos impostos, conciliam contas e preenchimento de guias de recolhimento e de solicitações, junto a órgãos do governo. Emitem notas de venda e de transferência entre outras; realizam o arquivo de documentos.

Mostre ao seu superior o que cada CBO pode fazer, verifique qual melhor se encaixa com a função que exerce agora dentro da empresa, apenas lembrando que para auxiliar contábil NÃO precisa ser formado, AGORA ASSINAR, já é outra coisa...

Você só pode assinar algo como contador se você for o responsável contábil por esta empresa, respondendo inclusive Criminalmente conforme o caso.

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 14:06

então pense antes de assinar, principalmente você que não está com o cargo/função adequada.


É tome muito cuidado pq toda responsabilidade cai no seu CRC quando vc assina, dependendo do cargo e salário melhor vc nem citar que tem CRC.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 14:44

Estefania Drechsler

apenas lembrando que para auxiliar contábil NÃO precisa ser formado, AGORA ASSINAR, já é outra coisa...


Discordo....

Na descrição do site do MTE realmente consta que pode ser nível médio, mas isso entra em conflito direto com o que preconiza a regulamentação da atividade de Contador.

http://www.portaldecontabilidade.com.br/legislacao/resolucaocfc560.htm

Capitulo I - DAS ATRIBUIÇÕES PRIVATIVAS DOS CONTABILISTAS

9) - escrituração regular, oficial ou não, de todos os fatos relativos aos patrimônios e às variações patrimoniais das entidades, por quaisquer métodos, técnicos ou processo;

10) - classificação dos fatos para registro contábeis, por qualquer processo, inclusive computação eletrônica, e respectiva validação dos registros e demonstrações;

11) - abertura e encerramento de escritas contábeis



Este tópico traz uma excelente discussão sobre esse tema:

www.contabeis.com.br

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 15:03

Karina Louzada

Entendo que auxiliar seja a pessoa que por exemplo vai ''digitar'' os dados no sistema, auxiliar o contador naquilo que o mesmo precisar, não sendo responsável pelos dados, pois cabe a contador responsável controlar, verificar e conferir os dados.



Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 15:24

Se o escritório for contratar somente formados para vagas de auxiliar o contador não da conta de manter o escritório, quem faz faculdade e se forma não vai querer trabalhar como auxiliar com os salários que ando vendo por ai. Eu sou mais experiencia, geralmente na hora de resolver certas pendencias se sai bem melhor.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.