x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 434

Jakeline Rodrigues da Silva

Jakeline Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2017 | 09:34

Gente..trabalho em uma contabilidade e um cliente me pediu uma orientação que não consigo esclarecer, podem me ajudar:

A questão é a seguinte:

Se eu quiser gozar futuramente de uma aposentadoria pelo teto do INSS (de aproximadamente R$ 5.500,00), qual o valor mensal que deverá ser descontado no meu pró-labore?

Sabem me informar, como o cálculo funciona?

Espero que consigam me dar uma luz..


No aguardo, desde já obrigada.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2017 | 13:50

Jakeline Rodrigues da Silva

Costumo dizer que o cliente deve tratar desses assuntos com advogado da área previdenciária...

A legislação previdenciária é tão complexa que em alguns casos aumentar o valor é viável, em outros não, sendo melhor fazer uma poupança ou previdência privada...

E do jeito que vai, nem sei se teremos aposentadoria daqui a alguns anos...

Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 1 novembro 2017 | 15:19

Boa tarde,
Gostaria de uma orientação:
Empresa constituída, diretor fazia recolhimento de INSS através de Pro Labore (salario minimo) , a empresa não tem funcionários e hoje ele me ligou pedindo para cancelar o pro-labore, pois a empresa já está "inativa" ( sem faturamento faz muito tempo), porém CNPJ ativo, e o diretor está registrado como funcionário em uma outra empresa, com rendimento maior que o teto do INSS.

As questões:
1º Devo solicitar restituição desses valores que foram recolhidos pelo INSS do Pro-labore? ( verificar o tempo do registro, e pedir restituição desde então.)
2º Ele tendo a empresa com CNPJ ativo, é obrigado a fazer algum tipo de recolhimento, mesmo estando recolhendo o teto, como funcionário?
3º Se eu colocar o duplo vinculo para não recolher mais INSS, e continuar fazendo a retirada pro-labore, seria o mais correto?

Agradeço a atenção desde ja.

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.