x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.556

Acerto sem carteira assinada

Treice Andrade

Treice Andrade

Iniciante DIVISÃO 1, Vendedor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 21:19

*Trabalhei sem carteira assinada no período de: 22/12/2016 a 03/05/2017
*Local de trabalho Shopping em BH/MG - cargo de vendedora 6 horas diárias (porém a cada dois domingos trabalho um, sendo esse domingo 8 horas trabalhadas sem almoço) - loja possui 3 vendedoras e 1 gerente
*Com muita briga depois de assinarem minha carteira pagaram um acerto de 1.049,11
*Demoraram mais de 20 dias para devolverem minha carteira de trabalho
*Não registraram a comissão na carteira (aqui recebemos salário + comissão)
*Temos que limpar a loja
*Não tem Caixa na loja

Dúvidas:

*O contrato assinado a partir do dia 03/05/2017 estipula 6 h trabalhadas dia (de 16 as 22h), quantas horas por lei devo trabalhar no domingo, 6 horas que está no contrato ou 8?
*Existe adicional noturno para esse tipo de trabalho?
*No caso do certo ser 6h trabalhadas no domingo (eu trabalho 8h), estaria gerando 3 horas a mais (1 hora de almoço não feita + 2 a mais que o contrato de trabalho)? Como isso pode ser pago, hora extra ou banco de horas?
*Tenho direito de receber da empresa o acerto antes de sair da empresa (no caso do tempo trabalhado sem carteira assinada)
*A empresa tem a obrigação de me pagar o FGTS nesse acerto?
*Existe pagamento de aviso nessa situação?
*Como funciona a questão da multa por terem retido minha carteira?
*São obrigados a colocar a comissão na carteira?

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 6 anos Quinta-Feira | 19 outubro 2017 | 08:29

Ola Treice,

NÃO existe trabalho sem carteira assinada, procure o sindicato dos comerciarios na sua cidade e faça uma reclamatória trabalhista, para ter todos os seus direitos preservados.

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 19 outubro 2017 | 08:34

Bom dia.

Como disse nosso amigo Jose acima, não existe trabalho sem carteira assinada, nesta modalidade você não tem direito algum, tem que aceitar o que o patrão "quiser te pagar", e muitas vezes tem patrão "sem vergonha" que não cumpre o prometido!

Diante disso, a única forma de fazer cumprir com seus direitos é procurando ajuda especializada, no sindicato ou em um advogado de sua confiança!

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.