x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 488

Não era registrado, mas recebi todos os direitos na rescisão

Andreson

Andreson

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 3 novembro 2017 | 00:49

Olá Pessoal,

Esses dias me deparei com um assunto diferente e queria a opinião de vocês, por favor.
Digamos que na minha empresa eu tenha um funcionário não registrado. Ele pediu para sair, foi demitido e na rescisão eu paguei:
Saldo de salário;
13º proporcional;
FGTS
Férias vencidas e proporcionais;
e etc...

Mas mesmo assim eu fiquei sabendo que ele vai colocar a empresa na justiça. Alguém já viveu uma situação dessa? Sabe os procedimentos e pontos positivos e negativos dessa situação?


Desde já agradeço!!!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 3 novembro 2017 | 07:53

Andreson, bom dia.
Isso é normal, o ex-empregado poderá ingressar com uma ação na justiça pedindo para que esse tempo seja reconhecido, ou seja, para que a empresa registre em carteira de trabalho e recolha todos os encargos/imposto, tais como
- INSS
- FGTS
- e outros

O que você deve fazer e quando receber a intimação procurar um advogado trabalhista para que esse possa providenciar a defesa e o acordo.
O ex-empregado também pode pedir uma indenização por DANOS MORAIS, que hoje em dia e normal.
ok.

Anderson, se tiver empregado sem registro, procure um contador e registre, isso porque na maioria das reclamações nesse caso (sem registro) a justiça solicita ao M.Trabalho para que faça uma fiscalização na empresa nos ultimos cinco anos.

ok..

MILLA FERREIRA

Milla Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 3 novembro 2017 | 15:26

Concordo com o Carlos Alberto dos Santos.
Tive um caso assim e até a RAIS tive que refazer incluindo a funcionária e o INSS que não foi descontado dela teve que ser pago pela empresa.
O lado negativo é que vc terá que pagar todas as contribuições e ainda pode levar uma bronca e fiscalização.
O lado positivo é que uma parte dos direitos vc já pagou.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.