x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 521

Volta do Auxilio doença

Aparecido Moreira Pinhas

Aparecido Moreira Pinhas

Bronze DIVISÃO 5
há 6 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 07:57

Pessoal bom dia

Veja a situação, tenho uma funcionária que ficou afastada durante dois anos por auxilio doença devido a um câncer de mama, o INSS deu um carta dizendo que agora ela esta apta ao labor, mas a carta está com data do dia 27/10/2017 e ela me trouxe a carta somente hoje 07/11/2017, o que eu faço agora porque eu iria pedir para ele fazer os exames periódicos, e para ajudar ele pediu para ser dispensada porque não aguenta mais trabalhar, então eu pergunto.

1 Coloco ela para trabalhar imediatamente, sem fazer os exames, e mando fazer os exames depois ?

2 Coloco ela para trabalhar no dia posterior a data da carta do INSS, e mando ela fazer os exames ?

3 Mando ela fazer os exames todos e depois coloco ela para trabalhar ?

4 Para dispensa-la, espero 30 dias que é da convenção do sindicato e depois posso dispensa-la ?

5 Tem algo que me impeça de dispensa-la depois de 30 dias ?

Por favor quem puder me ajudar com estas questões ficarei grato, obrigado !



Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 08:08

Aparecido Moreira Pinhas

Primeiro, faça uma cartinha dizendo que a mesma apresentou-se na empresa data tal.... Pegue assinatura da mesma...

Depois encaminhe ela para o exame médico, caso dê apto ela retorna ao trabalho.

Se a convenção prevê estabilidade de 30 dias ao retorno do auxilio doença você deve respeitar SIM, depois disso ela pode pedir a demissão, ou você demiti-la, ou até mesmo fazer um distrato, pois já estará em vigor a reforma trabalhista, prevendo essa situação.

Aparecido Moreira Pinhas

Aparecido Moreira Pinhas

Bronze DIVISÃO 5
há 6 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 11:04

Olá Estefania Drechsler,

Obrigado pelo auxílio, vou fazer desda forma que você me indicou, mas me ocorreu agora que se o exame der inapto, o procedimento seria ela pegar o exame e levar o INSS, e eu não aceita-la de volta ao trabalho correto ?





O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.