x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 987

o que é calculado inss

Laura Maisa Cantareira Martins

Laura Maisa Cantareira Martins

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 09:15

Bom Dia estou com uma duvida alguem pode me auxiliar .

Tenho uma sindica que a mesma foi ate a receita e la informaram a ela que tem debito em aberto , porem de uns 3 anos , so que a base de assegurados ta certo ( o valor do pagamento dos funcionario ) o que ta constando é que na folha quando eu imprimo , aparece os vencimentos / o desconto e o que um funcionario vai receber .
Depois tem BASE INSS esse BASE INSS da onde foi tirado ?

O que entra para fazer o calculo do INSS ? e calcular pela porcentagem e dar o valor da GPS ?

Por exemplo
Folha de pagamento :

SALARIO BASE 1.376,41
HORA EXTRA 60% - 66,07
ARREDONDAMENTO DO MES 0,63
ACUMULO DE FUNÇÃO 275,28
DSR S EXTRA 68,71
FERIADO 110,11
FOLHA TRABALHADA 110,11
VALE CESTA 290,74

Base INSS R$1.911,60 X 9% = 179,24 ( POREM NA MINHA FOLHA O VALOR SAIU 172,04

DESSES itens o que entra para o calculo do INSS OU QUAIS ITENS A MAIS ENTRA?
COMO SURGIU ESSA BASE DE INSS ?

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 10:14

Base INSS R$1.911,60 X 9% = 179,24 ( POREM NA MINHA FOLHA O VALOR SAIU 172,04


O seu sistema esta correto quanto ao calculo acima, e daria 172,04 mesmo. O problema é que não sei de onde ele tirou essa base, pois todos os proventos que vc citou tirando arrendondamento e vale cesta deve incidir INSS e FGTS, o que daria uma base de R$ 2.006,69.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Laura Maisa Cantareira Martins

Laura Maisa Cantareira Martins

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 11:11

Jorge Fernando

Agora outra pergunta , caso a tabela do SEFIP nao esteja sendo atualizada , mensalmente pode dar alguma divergenbcia ?
Ou ela e automatica tbm ?
porque no meu sistema da sefip eu nao atualizo ele baixando o arquivo meu chefe comentou que é automatico , mas a ultima atualização foi 18/01/2017.

Agora sobre o assunto anterior , bom tem os descontos de vale transportes / adiantamento salarial/ faltas e atrasos

Vale transporte: 82,58
faltas 12,51
adiantamento salarial 550,00
arredondamento mes anterior 0,93
inss 9% 172,04.

Influencia tbm ?
muda alguma coisa?

Mas na sua concepção o que vc acha que deve ser essas divergência na receita ?
Algum dica por exemplo .

Agradeço !!

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 11:16

A tabela de INSS no SEFIP atualiza automático mesmo, e a sua já é a atualizada. Sim faltas influencia na base pois o valor das faltas não entra no calculo para INSS e FGTS. No seu sistema folha esta calculando igual a SEFIP?

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Laura Maisa Cantareira Martins

Laura Maisa Cantareira Martins

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 11:28

Jorge Fernando

Esta calculando sim , toda vez que mando o arquivo da SEFIP , eu antes de imprimir a guia , confirmo com a folha de pagamento , para ver se esta batendo o valor ou divergente , sempre esta correto iguais coisa de 1 ou 2 centavos as vezes !

A GUIA DA GPS ela eu posso comparar com algum valor na sefip ou somente com a folha de pagamento ?
O meu sistema da folha é HITEC.


Jorge , voce tem algum email ? acho que seria ,mais facil a nossa comunicação se nao fosse atrapalhar muito .

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 13:22

A guia de GPS vc pode conferir no Comprovante de Declaração a Previdência no SEFIP, essa diferença de centavos é normal. Posso te passar meu email sim, porem aqui na empresa não posso abrir rsrsrs Se o sistema folha esta com as tabelas atualizadas e o SEFIP tbem e esta tudo batendo, deve estar correto, pode ser algum erro de calculo na conferencia mesmo, aqui no site tem como anexar documentos, caso queria apague os dados da empresa e funcionário e coloque o holerite aqui pra gente olhar certinho

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Laura Maisa Cantareira Martins

Laura Maisa Cantareira Martins

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 13:29




Como eu consigo esse comprovante e como tiro?
A guia de GPS vc pode conferir no Comprovante de Declaração a Previdência no SEFIP,

Sobre o email ok rs .

Eu estou perguntando tudo , porque sou nova no ramo rs e nao sei , to fazendo curso tecnico para entender melhor rs .

Tabelas atualizadas ( automáticos ) ok
Jorge Fernando

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 13:36

Esse comprovante vc consegue ele no SEFIP em Relatórios/Movimento/Comprovante de Declaração a Previdência, eu sempre confiro a GPS nele antes de enviar a SEFIP e com isso diminui as pendencias em 90% das empresas aqui.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.