x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.065

Afastamento maternidade

Daniela carolina ferreira da silva

Daniela Carolina Ferreira da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Secretária Vendas
há 6 anos Sexta-Feira | 10 novembro 2017 | 18:17

Com 38 semanas de gestaçao no dia 30 do 08 a medica me deu um atestado de 15 dias voltei pra ela e ela me deu mais um atestado de 14 dias (13/09), e tambem a licença maternidade no mesmo dia. To com uma enorme duvida se esse ultimo atestado vale! E o mes de setembro eu recebo o salario normal ou ja é o salario maternidade? ? Qual o dia q vou voltar a trabalhar?? Essas duvidas é porque a empresa nao tem contador e tambem nao me explicarao nada.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Sábado | 11 novembro 2017 | 07:55

Daniela, bom dia.
O primeiro atestado de 15 dias, a empresa paga normalmente.
No segundo atestado de 14 dias esse não será considerado, isso porque a médica já lhe concedeu a licença maternidade, então você deve apresentar esse a empresa e continuará recebendo normalmente.
O afastamento de 120 dias, (podendo ser prorrogado, dependendo do seu estado e da criança no dia do retorno), iniciado no dia 13 de Setembro vai até o dia 10 de Janeiro/2018.
Setembro = 18 dias
Outubro = 31 dias
Novembro = 30 dias
Dezembro = 31 dias
Janeiro = 10 dias.
Totalizando = 120 dias.

Daniela, se você na época (janeiro/2018) já tiver férias vencidas, eu sugiro (para que você possa ficar + tempo com a criança) solicitar as férias, mas faça isso (caso queira), por escrito, com pelo menos 30 dias de antecedência.
Exemplo

Ao
Sr(a) (nome do empregador)
Nesta

Ref. Solicitação de férias


Como é de seu conhecimento, estou de licença maternidade desde o dia 13 de Setembro de 2017, no qual irá vencer os 120 dias em 10 de Janeiro de 2018, e por lei terei que retornar no dia 11 de Janeiro, mas como tenho férias vencidas, e estou ciente quem decidi conceder as férias e o empregador(empresa), mas gostaria muito que me concede-se a partir do retorno de minhas férias, o motivo e passar mais tempo com o(a) meu(inha) filho(a).
Desde já agradeço a atenção e conto com sua colaboração e compreensão.

Local/data.

(aproveitando também, como sei que tenho que passar pelo médico do trabalho, para que o exame de retorno a empresa, gostaria que agenda-se para o dia 09 ou 10 de janeiro).

Daniela, essa é minha opinião e sugestão, aqui na empresa faço isso antes da empregada sair de licença maternidade, assim ela poderá se programar e saberá que ficará + 30 dias de ""afastamento""(férias), faço isso por que depois que retorna ao trabalho, fica um pouco mais dificil de conceder as férias logo no inicio.

ok

boa sorte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.