x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.037

Premio e Autonomo

Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 6 anos Segunda-Feira | 13 novembro 2017 | 11:43

Bom dia galera!


2 pontos gostaria de tratar...


1- A partir de 11.11 iniciou-se a Reforma Trabalhista, porém não houve regulamentação ainda...como estão agindo nesses casos...posso utilizar como exemplo a questão dos prêmios que não incorporarão mais os salário.

Funcionário contrato antigo...tira-se a incorporação ou mantém ?
Funcionários novos, pode-se tirar e manter dos antigos ?

2 - Homologação:

Mesma ideia da questão acima...fazer ou não na empresa ?


''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''
Michel Martins de Araújo

Michel Martins de Araújo

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Segunda-Feira | 13 novembro 2017 | 12:02

Rafael, existem muitos pontos ainda polêmicos nesta reforma, jornada 12*36 indiscriminada, contrato intermitente, a incorporação dos prêmios aos salários e a própria questão da homologação.
Existem certos princípios que conflitam com determinadas questões, como o principio da isonomia.
O ministro do TST, Yves Gandra Filho, afirmou categoricamente que a reforma será aplicada a todos os trabalhadores.
A associação dos Magistrados já põe uma perspectiva diferente, de que somente os novos contratos seriam afetados pela modificação...
Alguns dos pontos polêmicos da reforma como a questão da incorporação de prêmios e gratificações aos salários é algo que alguns juristas e advogados alegam ter conflito com a constituição, gerando, desta maneira inconstitucionalidade.
Quanto a homologação as vertentes que surgem é que a mesma passa a ser opcional, não cabendo sua obrigatoriedade a ser decidida pelo sindicato (alguns sindicatos estão querendo empurrar uma cláusula de obrigatoriedade de homologação atrelada a uma cobrança de taxa por rescisão).
Bem, em resumo, o primeiro ponto hoje, é um risco que você pode assumir, mas poderá sofrer consequências na esfera judicial dependendo da forma como isso venha a ser regulamentado.
Quanto a homologação sugiro a uma ligada para a Caixa, mas ao meu ver não é mais obrigatória.

Atenciosamente,

Michel Martins de Araújo
Analista em Departamento Pessoal

"O que ganho, se conquisto aquilo que busco? Um sonho, um alento, uma espuma de alegria fugidia. Quem compra o contentamento de um minuto para se lamentar uma semana?"
Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 6 anos Segunda-Feira | 13 novembro 2017 | 13:01

Pois é...


ouvi dizer que o melhor será aguardar normas regulamentadoras sobre esta reforma, para justamente não ocasionar problemas quanto reforma x clt.

Daí fica vago esta questão, pois os clientes questionam e eu tenho que passar que a reforma esta vigente, porém não regulamentada, o que tomando uma ação poderá ser revertida com uma MP, etc... complicado.


''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.