x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 5.276

recusa de entrega carteira de trabalho

Thiago Pena

Thiago Pena

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 14 novembro 2017 | 08:47

Bom dia;

O Correto seria ele nem ter começado, sem a apresentação de todas as documentação para admissão.

Caso o mesmo se recusa a empresa deve afastar de imediato.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 16 novembro 2017 | 10:39

Paulo Pinetti

Recomendo que pegue por escrito que a empresa está solicitando a CTPS do empregado.

Depois demita o mesmo normalmente, SEM ser por justa causa, pois isso pode causar problemas futuros...

Caso ele decida aparecer na justiça para reclamar a falta de anotação, vc leva o documento onde solicitou a entrega da mesma para registro.

SHEILA

Sheila

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 30 novembro 2017 | 16:54

Aproveitando o tópico, pois estou com um problema parecido... na admissão a funcionária apresentou a CTPS, porém esta não tinha mais páginas livres para anotação do contrato de trabalho, entretanto a empregada disse que já tinha solicitado outra carteira. Então procedi com o registro no sistema usando os dados da CTPS que ela apresentou e fiz a anotação do contrato nas Anotações Gerais apenas para ter um registro enquanto aguardava a carteira nova. Todas as demais obrigações foram cumpridas. Porém, a funcionária não apresentou a nova CTPS, mesmo a empresa cobrando várias vezes (verbalmente). Então pedimos pelo menos o protocolo da emissão da CTPS e então descobrimos que ela simplesmente não fez e se nega a fazer a nova CTPS. Como proceder?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 30 novembro 2017 | 17:04

Sheila

Peça que ela assine um documento onde a empresa solicita uma nova CTPS.

O importante é que o vínculo está formalizado e a empresa cumpriu todas as obrigações.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
SHEILA

Sheila

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 30 novembro 2017 | 17:14

Karina Louzada, foi o que pensei... acredito que a empresa não terá grande problema visto que cumpriu com suas obrigações. Até falei com o sindicato para saber a opinião deles e me orientaram a fazer as anotações na carteira antiga mesmo, como já foi feito...
Mas, de qualquer maneira, vou fazer este documento. Faço com data atual? E teria algum modelo?

MILLA FERREIRA

Milla Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 30 novembro 2017 | 17:32

Boa tarde, meu cometário não é de punho de ajuda mas de curiosidade humana mesmo perdão desde já se alguém se sentir invadido ou ofendido mas oq esses funcionários alegam para não entregar a CTPS? A principio só de saber o relato básico de vcs tenho em vista que já estão começando mal na empresa se negam a entregar um documento que beneficia eles imagine outras coisas.

SHEILA

Sheila

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 1 dezembro 2017 | 09:09

Milla Ferreira, eu realmente não entendi o caso dessa funcionária, mas não tenho contato direto com ela, trabalho em escritório e falo da empregada de um cliente. Na verdade, ela mentiu por diversas vezes que providenciou a nova CTPS e só essa semana, depois que o cliente a pressionou um pouco, ela admitiu que não fez. Orientei a ele que se oferecesse para levá-la em horário de trabalho mesmo para fazer e ela disse que não iria. Dá a impressão que está fugindo de alguma coisa... rsrsrsrs
Ela quer sair da empresa, pediu demissão, mas na verdade quer um acordo, então falei para nosso cliente explicar que ela precisaria da CTPS para sacar o FGTS. Ela preferiu então não fazer o acordo... é bem estranho.
Mas em outros casos, acredito que seja porque a pessoa está recebendo seguro desemprego e não quer "perder", ou quer ter "liberdade" de sair da empresa quando bem entender sem precisar de "burocracias" como o aviso prévio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.