x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 4.458

Médias de 13º SALARIO

GUILHERME RODRIGUES DOS SANTOS

Guilherme Rodrigues dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Acabador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 16 novembro 2017 | 18:48

Boa tarde pessoal,

Estou com um problema sobre o calculo da média de 13º salario, pois o sistema em que eu trabalho faz a seguinte média para calculo dos valores variáveis, Soma os valores de todos os meses e divide por 12, independente se tem valores variáveis em todos os meses ou não ele sempre divide a soma total por 12, já o sindicato aqui, falou que é errado, tem que somar os valores e dividir pela quantidade de meses que foi somado os valores, tipo, se apenas 3 meses do ano teve horas extras 50%, soma as horas e divide por 3, se apenas 02 meses teve horas 100%, soma as horas e divide por dois, e estou em duvida, vocês sabem e podem me orientar nesse assunto? Obrigado.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 17 novembro 2017 | 07:41

Guilherme, bom dia.
O sistema tem que somar todos os meses dentro do ano e dividir pela quantidade somada, exemplo;

obs.: SALVO CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, mas tem que estar escrito na convenção, de ""boca"" não vale.

HORA EXTRAS a 50%

Janeiro = 04hs
Fevereiro = 00 hs
Março = 02 hs
Abril = 15 hs
Maio = 00 hs
Junho = 00 hs
Agosto = 05 hs
Setembro = 12 hs
Outubro = 00 hs
Novembro = 00 hs

Total = 38 hs, então se dividi por 11 horas, e depois multiplica-se pelo salario hora atual, acrescido da porcentagem da média, no caso 50%.

O sindicato que dizer o seguinte,

supondo que a admissão tenha sido em Agosto/2017, então se dividi por 04 (agosto, setembro, outubro e novembro).

Lembrando que após o fechamento da folha de dezembro, a empresa deverá verificar se houve hora extra, se positivo deverá refazer os calculos, dividindo por 12, deduzindo o que já foi pago, e a diferença gerar a SEFIP (complementação do decimo terceiro) e pagar até o quinto dia util de Janeiro, (ou data de cct).

http://www.sato.adm.br/guiadp/paginas/fopag_13_sal_integ_media_map.htm

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.