x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 28

acessos 34.616

calculo de IRRF

Roberta Siqueira

Roberta Siqueira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 10:37

Bom dia!

Gostaria de saber qual é a melhor forma de aprender a calcular o IRRF do funcionário:
se o funcionario ganha 3.000,00 qual será o desconto, me confundo quando olho para a tabela de IRRF; e quando o funcionário tiver dependentes? Alguém pode de passar passo a passo?
Grata

TIAGO José NOGUEIRA

Tiago José Nogueira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 10:48

Roberta, quer uma dica?
Entra no site da Receita Federal (https://www.receita.fazenda.gov.br) >downloads> e procure uma programa chamado carne leão.
Instala esse programa ai fica mais fácil, pois, é só digitar o valor do rendimento e deduzir o valor pago a previdência/dependentes e já sai o valor do IRRF.

**O valor a deduzir por dependentes é de R$ 144,20.**

;)

"Se a oportunidade não bate, construa uma porta"
OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 10:51

Roberta
Bom dia

Vamos a um exemplo:
Salário do funcionário R$- 3.000,00
-INSS 11%.................. R$- 330,00
-01 dependente.......... R$- 144,20

Valor base para calculo = R$- 2.525,80

Pela tabela R$- 2.525,80 x 15% = R$- 378,87 menos a parcela a deduzir (cf. tabela) R$- 268,84 = IRRF R$- 110,03

CLÁUDIO EUGENIO LOPES

Cláudio Eugenio Lopes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 10:52

Olá

Muito simples:

Pegue o valor bruto que o empregado tem de remuneração, desconte o valor do INSS e veja na tabela a alíquota correspondente para cálculo.

Em seguida faça o cálculo e do valor do percentual encontrado, desconte a parcela a deduzir.

O valor do IRRF será o valor descontado da parcela.

Quando houver dependentes, desconta-se o INSS, os dependentes e aí acharás o valor base para cálculo do percentual do IR conforme alíquotas da tabela, nunca se esquecendo de descontar a parcela a deduzir.

At

Cláudio Lopes

Editado por Claudio Lopes em 4 de setembro de 2009 às 10:52:50

Eugênio Lopes Administração de Pessoal
PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 15 setembro 2009 | 13:29

Não. O Valor a receber será o salário bruto (-) INSS e (-) IRRF. A dedução do dependente é somente para efeito de cálculo do IRRF.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 15 setembro 2009 | 14:53

Boa tarde Adalberto.


Sugiro enviar a planilha para o email @Oculto, que anexamos ao tópico. Este procedimento evita os constante pedidos de envio da planilha para o email particular dos solicitantes e o possivel trancamento do tópico.


Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 15 setembro 2009 | 17:01

Roberta
Boa tarde

No exemplo em que eu citei para vc foi descontado um dependente no cálculo do IRRF, se não tiver nenhum ou for mais que um muda o valor.
No exemplo seria:
Salário...............R$- 3.000,00
-INSS...11%.......R$- 330,00
-IRRF..................R$- 110,03
Total liquido.......R$- 2.559,97

Um abraço

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2009 | 17:15

Boa tarde amigos.


Já se encontra disponibilizada a planilha " Salario Líquido " gentilmente enviada pelo nosso amigo Adalberto Joel Taques de Campo Mourão - PR, pelo qual agradecemos em nome dos todos os usuários do Fórum.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
PALOMA

Paloma

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2009 | 15:40

O IMPOSTO DE RENDA É CALCULADO DA SEGUINTE FORMA:

1) TEM QUE TER EM MAOS AS TABELAS DO IRPF E DO INSS.

2) SEGUIR A SEQUENCIA.

Exemplo: Salário de R$ 3.000,00

Vou diminuir o valor integral do salário - o inss devido e menos o valor de dependentes (nesse caso 1)

INSS - 330,00
1 DEPENDENTE - (144,20 por dependente)

= 2.525,80 = ESSA VAI SER A BASE DE CALCULO IRPF

A PARTIR DAÍ APLIQUE A TABELA DE IRPF.

NESSE CASO, A ALIQUOTA A SER APLICADA E DE 15% E DEPOIS A PARCELA A DEDUZIR SERÁ 268,84.

IMPOSTO DEVIDO  110,02



Pelo menos é dessa forma que eu faço, por gentileza se estiver errado alguém me corrija.

Obrigada!!!!

Renato Ramos da Silva

Renato Ramos da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2009 | 09:09

Bom dia comunidade!
Tenho uma funcionária que no seu salário do mês de agosto de 2009 teve uma base de IRRF de 6.236,09 e foi descontado 1.051,98 a titulo de imposto de renda (salário de agosto que ela recebeu no 5º dia útil do mês de setembro). Até aí tudo normal.
O detalhe é que ela foi desligada da empresa em 21/09/2009 e recebeu as verbas rescisórias no dia 30/09/2009, ou seja, no mesmo mês em que recebeu o pagamento de agosto.
Aqui na empresa nós recolhemos o IRRF mensalmente.
A dúvida é: devo juntar a base de IRRF do salário com a base de IRRF da rescisão para fazer os cálculos e abater o valor que já foi descontado?

Aos meus amigos, um bão dia!! Aos meus inimigos, um dia bão!
Jessica cavalcante

Jessica Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Sábado | 2 junho 2012 | 10:45

Boa planilha,vai mim ajudar bastante,alguem tem um q calcule tb com iss 5%? e q calcule as retenções e consequentemente o valor bruto a partir de uma valor liquido?desde já agradeço.

"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores".
Richard BAch
Jessica cavalcante

Jessica Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 21:13

BOA NOITE, ADALBERTO.Muito obrigadooooo pela planilha vai mim ajudar bastante.Só mais uma ajuda:como faço para calcular somente iss de 5% e irrf,pode ser com essa planilha ou tem q ser com outra?Desde já agradeço pela contribuição.Abraço..

"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores".
Richard BAch
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 21:36

Boa noite, prezado Adalberto


Por favor, envie a "nova" planilha para meu e-mail de moderador para substituir a anterior.


Grato

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.