x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 489

funcionário x rais

Alzira Serrano

Alzira Serrano

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 20 novembro 2017 | 14:58

Boa Tarde Amigos,

Estamos com uma situação em que o funcionário teve o seu registro na CTPS efetuado por decisão judicial. Porém, nunca foi realizado informação do mesmo na SEFIP/GFIP, RAIS ou qualquer outra obrigação. A unica informação que o funcionário tem e que foi designada pelo Juiz foi essa anotação na carteira, inclusive já foi dado baixa.

Só que agora o funcionário iria receber o Abono do PIS, porém a caixa informou que ele não teria direito pois só tem 02 anos de registro na sua empresa atual, porém ele apresentou a CAIXA o registro que teve em nossa empresa, mas a caixa informou que não tem nada dele no sistema relacionado ao tempo que ele passou na nossa empresa, que seriam de 03 anos.

Como devo proceder?

O que fazer nesse caso?

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 20 novembro 2017 | 16:33

Alzira

Situação complicada. A Caixa realmente vai se balizar pelo que foi declarado (SEFIP/RAIS), mas como a Justiça só determinou que fosse feita a anotação na CTPS, a informação não consta no sistema. Antes de fazer qualquer procedimento, sugiro verificar com o advogado que auxiliou a empresa nesse processo.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
Michel Martins de Araújo

Michel Martins de Araújo

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Segunda-Feira | 20 novembro 2017 | 17:39

Alé disso é bom verificar o que o processo fala a respeito de informação a ser declarada.
Geralmente é necessário pelo menos o envio de uma GFIP de reclamatória trabalhista, informando os dados do funcionário, período e eentual valor de contribuição previdenciária ditado em resolução...
Realmente sem a decisão é complicado opinar alguma coisa, sugiro assim como a colega Ana Cláudia, que procure auxilio do seu advogado representante na ação.

Atenciosamente,

Michel Martins de Araújo
Analista em Departamento Pessoal

"O que ganho, se conquisto aquilo que busco? Um sonho, um alento, uma espuma de alegria fugidia. Quem compra o contentamento de um minuto para se lamentar uma semana?"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.