x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.399

Diferença de Décimo Terceiro Salário

THAIS KELLY ROCHA

Thais Kelly Rocha

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Operacional
há 6 anos Quarta-Feira | 29 novembro 2017 | 10:13

Mais uma vez, venho pedir a ajuda de vocês, meus colegas.

Podem por favor me explicar, as situações da DIFERENÇA DE DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO:

1- Em que situações ela ocorre?

2 - Como é feito o cálculo?

3 - É feita uma folha específica?

4 - Como fica no caso da SEFIP?

De ante mão, agradeço imensamente a colaboração de todos.

JONATHAN

Jonathan

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 29 novembro 2017 | 10:24

Bom dia Thais,

tentando lhe ajudar um pouco, a diferença ocorre quando sai por exemplo o dissídio coletivo após o pagamento do 13º.
Assim sendo, suponhamos que o vc pagou o 13º e o dissidio de dezembro saiu apenas em janeiro, na próxima folha você precisará acertar a dieferença de salário + a diferença do 13º pagamento tb, existem eventos que podem ser inclusos na folha de pagamento, especificando esses valores.

espero ter contribuído.

Marcelo

Marcelo

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 30 novembro 2017 | 10:56

Bom dia,
Por gentileza, alguém poderia me ajudar?

Trabalho como engenheiro e recebo o piso de 8,5 SM (salários mínimos). Até 2015 a empresa atualizava o salário em Janeiro (junto com o SM), mas a partir de 2016 usa a CCT que define a database em Maio.

Este ano recebi o Adiantamento da 1ª parcela do 13º em Fevereiro/2017, ref ao salário antigo.

Como meu salário aumento teve um reajuste de +- 600 reais em Maio, tenho direito a receber este reajuste agora no 13º (50% na 1ª parcela)?

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.