x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.340

Licença Maternidade - Contribuinte Individual

Isabella

Isabella

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 16:13

Bom pessoal, uma sócia de uma determinada empresa ficou gestante e precisou requerer a licença maternidade.
Porém, ela não avisou a contabilidade e não trouxe nenhuma documentação do filho, ou seja, foi feito o pró-labore e a guia de recolhimento do INSS, nos meses de SETEMBRO, OUTUBRO E NOVEMBRO normalmente e ela pagou.
Hoje dia 07/12 ela ligou na contabilidade porque quando foi ao INSS a atendente disse que para requerer a licença maternidade ela não poderia ter recolhido esses meses , e informou que "ela teria que entrar no site do MEU INSS e apagar esses valores" não faço ideia se isso é real ou ela que não soube explicar...
A criança nasceu dia 04/09 e só hoje foi ao INSS.

A pergunta é: tenho como fazer algo sobre isso? tenho como excluir essa informação que foi pago no inss para ela tirar a licença maternidade? tenho como fazer algo para ela conseguir essa licença maternidade "retroativo"????

Me ajudem!!!! rs

RONAN EUSTAQUIO CANDIDO

Ronan Eustaquio Candido

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 16:22

Boa tarde Isabella,
Então a primeira coisa que deve fazer é retificar as Gfips informando que ela está de licença, então terá que retificar a competencia 09/2017 informando que a partir de 04/09/2017 ela está de licença maternidade, e com isso o valor do INSS que foi pago vai ficar a maior do que está declarando agora, com isso você poderá fazer a compensação desses valores em competencias posteriores. Retificar competencia 09/2017, 10/2017, 11/2017 ai acredito que ela conseguirá o beneficio. A retificação terá que ser na modalidade 9.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.