x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.882

Empresa não informou o desligamento do empregado (1998)

LUIS CARLOS J. DA S. AMORIM

Luis Carlos J. da S. Amorim

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 15 dezembro 2017 | 09:07

Na época da rescisão do empregado, a empresa deixou de fazer a comunicação para o FGTS, isso no ano de 1998. Sabem dizer o que podemos fazer para corrigir isso? Tendo em vista que, na CEF, consta até hoje, como ainda trabalhando nessa empresa.

LUIS CARLOS J. DA S. AMORIM

Luis Carlos J. da S. Amorim

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 15 dezembro 2017 | 14:33

Carlos Alberto, obrigado.
Saiba o que fazer quando a conta de FGTS aparece ativa indevidamente no sistema da Caixa
Trabalhador deve ir às agências.
De acordo com o banco, o problema ocorre porque um grande número de empresas não comunicam à Caixa o fim do vínculo empregatício com o trabalhador, procedimento padrão para tornar a conta inativa.
Nestes casos, a situação poderá ser regularizada em uma agência da própria Caixa, com a apresentação da rescisão de contrato entre a empresa e o trabalhador e a baixa na carteira de trabalho.
— Isso ocorre porque a pessoa pede demissão, mas a empresa não informa à Caixa que houve o fim do vínculo empregatício com o trabalhador, e a conta aparece como se ainda estivesse ativa. Se (o trabalhador) entrou no site ou no aplicativo não encontrou a conta inativa, é importante procurar a Caixa para ganhar tempo com isso e agilizar seu processo. Esses casos não vão entrar na rotina automatizada — explicou o gerente de atendimento da Caixa, Leonardo Castro.
Caso o trabalhador não tenha mais o contrato de trabalho ou está com nova carteira de trabalho e perdeu a antiga, o caminho será um pouco mais longo.
— A primeira orientação é procurar a empresa e pedir a cópia da homologação da demissão. Mas se a empresa faliu, ou não existe mais a alternativa é se dirigir a uma agência do Ministério do Trabalho e pedir o documento. Para algumas categorias mais organizadas, e se a homologação da demissão foi feita no sindicato, procurar este atendimento pode ser uma alternativa — explicou Mário Avelino, presidente do Instituto Fundo Devido ao Trabalhador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.