x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 24

acessos 62.633

TIAGO RAKSA

Tiago Raksa

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 16:25

Boa tarde,

Acabei de tirar um extrato de FGTS de um funcionário e apareceu um valor que está saindo do saldo do FGTS.
AC TRANSFERÊNCIA EXPEDIDA DEP EM 13/12/2017. O que seria isso, algum colega saberia dizer?

Kátia Dias

Kátia Dias

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 16:28

Boa Tarde

Provavelmente o funcionário foi transferido de uma empresa para outra em determinado momento.
Quando acontece, os valores de FGTS também devem ser transferidos através do relatório PTC (Transferência parcial)
Verifique.

TIAGO RAKSA

Tiago Raksa

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 17:00

Vânia,

No caso saiu apenas uma parte do valor. O extrato tem um saldo para fins rescisórios de 14.672,22, no entanto saiu 1.313,79, e o restante será do valor? Então na realidade esse valor apenas foi transferido para uma outra conta do fgts? Para o trabalhador poder sacar esse valor que sai da conta ele consegue sacar normal? Achei estranho isso, nunca tinha visto..

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 17:03

Tiago precisa analisar a situação.
Este empregado veio de outra Empresa, ou está indo para outra Empresa?
Se sim precisa transferir o restante do valor para a conta correta.
Verifique a conta ativa.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
TIAGO RAKSA

Tiago Raksa

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 17:36

Penso a mesmo coisa Vânia a respeito. Só um detalhe curioso que acabei descobrindo aqui. O valor que está saindo do extrato ( ac transferência expedida ), é exatamente 10% do valor que tinha para saldo de fins rescisórios.

TIAGO RAKSA

Tiago Raksa

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 17:52

Foi gerado uma multa rescisória desse funcionário no dia 11/12, e esse valor que está sendo transferido para algum lugar é exatamente o valor dos 10% da multa rescisória do governo que vai ser paga na multa.

KAYO

Kayo

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 22 dezembro 2017 | 16:08

Boa tarde Tiago,

O seu questionamento é semelhante ao meu. No entanto o problema que constatei aqui é que no extrato de todos o trabalhadores demitidos a partir de 01/12/2017 consta no extrato essa mesma movimentação "AC TRANSFERÊNCIA EXPEDIDA DEP EM xx/12/2017. Detalhe é que os funcionários não conseguem sacar esse valor da multa.

Vou a CEF na terça feira para saber mais a respeito porque até então estou no escuro.


www.contabeis.com.br

SILVIA MARA B G DE MACEDO

Silvia Mara B G de Macedo

Bronze DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 3 janeiro 2018 | 16:11

Boa tarde!

Aqui no RJ estamos com o mesmo problema. Nenhum funcionário que foi demitido em Dezembro/17 conseguiu sacar a multa do FGTS.

Já fomos a uma agência e conversamos com um funcionário que trabalha a 41 anos na CEF e o mesmo não sabe dizer o que aconteceu. Foi aberta uma ocorrência ou requerimento no GIFUG e ele deu um prazo de 1 semana e disse que a empresa não tem o que fazer no momento somente aguardar .

Agora como explicar ao funcionário que ele tem que aguardar? Que a culpa não é da empresa já que os próprios atendentes da CEF informam que o funcionário tem que retornar a empresa para resolver?!

Por favor, quando alguém conseguir uma solução para esse problema, sinaliza!!!

Abraços,



KARINE CARVALHO BRAGA CARDOSO

Karine Carvalho Braga Cardoso

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 3 janeiro 2018 | 17:33

Boa Tarde! Estou com o mesmo caso de vocês e não sei mais o que fazer. Está ocorrendo este erro com todos os funcionários em que fiz a movimentação em dezembro/2017. O preenchimento no sistema da GRRF está correto, porém, quando o funcionário vai fazer o saque o valor da multa dos 40% fica retido, ele consegue sacar apenas o valor do fgts do período trabalhado e o rescisório, e então os 40% fica retido. Quando peço um novo extrato da conta apresenta a seguinte descrição: "AC TRANSFERÊNCIA EXPEDIDA DEP xx/12/2017" e é justamente o valor da multa dos 40%. Já é o terceiro funcionário que aconteceu o mesmo problema e não estou sabendo lidar com esta situação. Fui em uma agência da CEF e eles me disseram que a GRRF foi enviada com alguma informação incorreta, e quando consultam no sistema deles apresenta duas contas de fgts, sendo, uma com "opção do FGTS" e a outra "não optante" no qual o valor retido está justamente na conta de "não optante", e então eles estão pedindo para mandar um ofício para BH para que possam estar analisando o caso. Falaram até que houve informação sobre consignação.

Quem souber de alguma solução, por gentileza, nos avisar.

KAYO

Kayo

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 3 janeiro 2018 | 21:16

Boa noite Pessoal!

Olha, descobri do que se trata sim.

A retenção do valor da multa rescisória refere-se a "garantia sobre emprestimo consignado vinculado ao FGTS".
O emprestimo consignado vinculado ao FGTS é informado no GRRF ou na hora de comunicar a movimentação do trabalhador no conectividade social.

O que acontece é o seguinte: * Se foi comunicado o consignado equivocadamente, o procedimento é o que a colega disse anteriormente: "enviar o oficio anexo XX do FGTS Manual de orientações, mais precisamente na pagina 75 (ultima pagina) e as orientações sobre esse procedimento encontram-se na pagina 46 do mesmo manual.

* Agora, no meu caso não houve a comunicação equivocada do consignado, até porque não tenho nenhum trabalhador que possua essa linha de credito. Tive uma informação de dentro da CEF que houve uma falha no sistema deles, e foi gerada essa informação de maneira errada, por isso está havendo a retenção dos valores referentes a multa rescisória. No entanto eles ainda não tem um posicionamento a respeito.
Nesse caso eu estou aguardando um posicionamento da CAIXA e estou orientando os funcionários a abrirem reclamação na ouvidoria, para ver se eles agilizam o processo.
Porque se nós prestamos as informações corretas a caixa e o sistema deu erro não podemos preencher um oficio alegando que o erro foi nosso, o erro foi de fato da CEF e cabe a eles resolverem o mais rápido possível tal situação.

TIAGO RAKSA

Tiago Raksa

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 09:30

Bom dia,

Isso que está ocorrendo é um verdadeiro absurdo, ontem liguei para a ouvidoria da Caixa aí eles me mandaram ligar no 0800-726-0207 que é o setor do FGTS, expliquei a situação para eles, mas como previsto sem sucesso, mandaram verificar na empresa. Liguei mais de 10 vezes e falei com vários atendentes e quando tentava explicar a eles a mesma coisa a ligação caia e não consegui nenhuma informação a respeito. Eu estou com dois casos aqui no escritório e em nenhum deles teve consignado, então não tem nada a ver com isso, com certeza é um erro da Caixa, o problema é como resolver!

KAYO

Kayo

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 19:29

Pois é Tiago,

Creio que o seu caso seja igual ao meu. Os funcionários não possuem consignado porém houve a tal "transferencia" da multa para uma conta não optante.

A informação que obtive é da central da GIFUG -BH, de que houve um problema no sistema deles que gerou essa conta não optante e gerou também essa informação improcedente do consignado (dai a transferencia para a conta não optante como garantia do "consignado").
Segundo eles o setor de tecnologia já foi contactado e estão resolvendo o problema. No meu caso aguardarei até na segunda um posicionamento deles.

Quanto a ouvidoria, sugiro fazerem a reclamação no site via formulário. Tive um problema um tempo atrás em relação a agência exigindo a rescisão homologada pelo sindicato depois do dia 11/11/2017. Fiz uma reclamação na ouvidoria via site, em 3 dias obtive retorno e resolução da situação.
Pelo que vi, por telefone eles tentam evitar ao maximo registrar a reclamação.

site ouvidoria: fale-conosco.caixa.gov.br

Caso haja novidades, posto aqui.

Ednelson José Mazzetto

Ednelson José Mazzetto

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 5 janeiro 2018 | 12:05

Bom dia à todos,

queria uma informação, estou entrando no Conectividade para solicitar um extrato para fins rescisórios de um funcionário de um cliente, acontece que, já fiz a solicitação três vezes e não vem pra caixa postal, nem minha, nem do cliente, o que poderia estar acontecendo ?


Att..


Mazzetto

KAYO

Kayo

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 5 janeiro 2018 | 12:16

Pessoal,

Deem uma olhado nos extratos dos funcionários que deram problema.
Os meus aqui a CAIXA já devolveu os valores, é só liberar o saque de novo.

TIAGO RAKSA

Tiago Raksa

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 5 janeiro 2018 | 13:20

Kayo,

Acabei de verificar os meus dois casos aqui, os valores já retornaram novamente para a conta de FGTS. Caixa Econômica sempre nos dando dor de cabeça pra variar rsrsrs obrigado pelo seu retorno, começamos o ano com um grande problema resolvido!!

Iara Rangel

Iara Rangel

Bronze DIVISÃO 3, Gerente Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2018 | 13:49

Prezados
estou exatamente com mesmo problema
Os funcionários da CAIXA estão informando aos funcionários que a empresa esta errando, e não pagando de maneira correta os valores;
enviei um e-mail para GIFUG
oriento q todos façam, ate para por pressão
@Oculto


Reclamação feita na ouvidoria
Boa tarde, estamos aqui na empresa CNPJ Oculto-13 e na empresa Oculto-08, nos quais atuo como
gerente e responsável pelo FGTS, com problemas para saque de fins rescisórios.
Fomos informados que esta a nível nacional o problema, e precisamos que seja sanada. informação q consta no extrato
AC transferência expedida.........
os próprios funcionários da CAIXA estão passando informações contra as empresas, informando q NOS estamos pagando
errado, e fraudando nosso funcionários. Como pode?
Isso aconteceu a partir do momento que foi atualizado o aplicativo da GRRF 2018

Ate

Gislaine ventura

Gislaine Ventura

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 6 fevereiro 2018 | 00:58

olá,
agradeço a todos pelo compartilhamento de informações.

fiz a reclamação na caixa conforme orientação do colega Cayo e no dia seguinte a Caixa me retornou pelo telefone e regularizou a situação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.