x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.113

Compensação salario maternidade

Adriana Bozi

Adriana Bozi

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 16:47

Boa tarde Pessoal!

Estou com uma duvida, tem uma empresa que tem uma funcionaria afastada recebendo salário maternidade, desde setembro, e o inss está zerando e todo mês gera um valor para compensar, minha pergunta é: no inss 13º deu um valor para empresa recolher, deduziu somente o valor dos meses proporcional ao auxilio maternidade está correto é isso mesmo? E eu não posso deduzir os valores da compensação nessa guia pois ela não retornou, só volta em 02/01/18? Está correto é isso mesmo?

Obrigada

Ana Luíza Rocha

Ana Luíza Rocha

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sábado | 23 dezembro 2017 | 09:23

Bom dia, Adriana

Tive a mesma situação, no ano passado e neste novamente! Na GPS 13/2017 desta empresa teve a compensação de 4 avos (4 meses) , que é exatamente o tempo que ela esteve afastada, isso pq o salário-maternidade pago pela empresa, inclusive a parcela do décimo terceiro salário correspondente ao período da licença, poderá ser deduzido quando do pagamento das contribuições sociais previdenciárias devidas. No caso não se desconta o 13º completo, e sim, so o proporcional ao tempo de licença maternidade da funcionária.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.