x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 7.159

Cancelamento do seguro facultativo INSS por MEI

Nelma Toledo

Nelma Toledo

Iniciante DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 10 janeiro 2018 | 10:43

Bom dia!

Recolho o INSS como segurado facultativo (1406), mas ontem me formalizei no MEI e gostaria de saber como devo proceder.
Já liguei no 135 e o atendente disse para simplesmente parar de pagar, mas como tive que explicar mais de uma vez minha dúvida não senti confiança na resposta.
Preciso cancelar a inscrição ou paro de pagar como foi dito?
Tem alguma vantagem em continuar pagando, ou seja, pagar o MEI mais o facultativo? Me disseram que eu poderia continuar pagando para poder aposentar por tempo de contribuição (já recolho 20%), mas o facultativo não é só para quem não tem renda? Se sou MEI supõe-se que tenho renda, correto?
Estou um pouco perdida, se alguém puder ajudar fico grata. E essa é minha primeira postagem, me desculpe se coloquei no local errado.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 10 janeiro 2018 | 11:54

Nelma, sim.
Mas lembre-se a contribuição pelo mei só dá direito a aposentadoria por IDADE, no seu caso (hoje) 60 anos de idade.

...A contribuição do MEI, por ser baseada na alíquota de 5% do salário mínimo, não garante o direito à aposentadoria por tempo de contribuição, nem benefício com valor superior ao salário mínimo.
Todavia, o Microempreendedor pode complementar a contribuição para ter mais vantagens no INSS, mas esta contribuição, que deverá ser feita na GPS – Guia da Previdência Social, deve conter o Código 1910 (MEI – Complementação Mensal)...

O artigo acima está no link que te passei (acima)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.