x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 404

Contribuinte Individual Recolhimento

Jéssica  Alves

Jéssica Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 23 janeiro 2018 | 17:58

Oi Pessoal,

Minha duvida é a seguinte, um sócio de empresa com retirada de pro labore, ele quer parar de tirar pro labore pois a empresa irá deixar suas atividades inativas, ele pode começar a recolher o INSS como contribuinte individual?
Qual o percentual correto a ser recolhido 11% ou 20%? E qual a diferença?

Teria algum problema em fazer dessa maneira?

E se for recolher individual qual o código correto a ser usado?


Desde já agradeço a atenção de vocês!!!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 07:39

Jessica, bom dia.
Como ele ficará "desempregado" então poderá recolher como FACULTATIVO - 1406, mas eu recolheria no percentual de 20%, isso porque poderá aposentar por tempo de contribuição, 35 anos de contribuição e independente da idade (hoje), além disso o valor do beneficio será uma média de Julho/94 ate a data do pedido da aposentadoria.
Já com o percentual de 11%, só poderá recolher sobre um salario minimo e além disso a aposentadoria só por idade aos 65 anos.

Sugiro também para segurança dele que agende uma consulta junto ao inss, pelo tel 135 ou pelo site https://www.inss.gov.br, para retirar o Extrato Previdenciário e aproveitando tirar algumas duvidas junto com o atendente.

Também pode tirar esse extrato e outro cadastrando uma senha, e só seguir os passos no

meu.inss.gov.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.