x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 900

Corrigir GFIP's com código de afastamento errado, O1 para P1

Camila Cunha

Camila Cunha

Bronze DIVISÃO 2
há 6 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 15:12

Olá, pessoal.
Como faço para corrigir as guias das competências 11/2017 e 12/2017 l enviadas com o código de afastamento errado?
Meu funcionário se afastou em novembro e desde então gerei as guias com o código O1, porém o código certo a se utilizar era o P1, sendo assim recolhi FGTS sem precisar. Como faço para corrigir? Tenho apenas um funcionário e preencho manualmente no SEFIP. Desde já agradeço a colaboração.

RONAN EUSTAQUIO CANDIDO

Ronan Eustaquio Candido

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 15:26

Boa tarde Camila,
Você tira copia antes do fechamento da Gfip? Se tirar é só você voltar a copia e ir na movimentação e colocar P1 e trocar as modalidades de branco para modalidade 9. Senão tirar copiar abra o movimento novamente com o mês 11/2017, va em movimentação e altere o codigo para o correto, mude a modalidade para 9. No caso você pagou tanto o INSS como o FGTS errado?

Camila Cunha

Camila Cunha

Bronze DIVISÃO 2
há 6 anos Segunda-Feira | 5 fevereiro 2018 | 10:43

Bom dia, Ronan!
Desculpe minha ignorância no assunto mas além de não ser da área estou utilizando o programa há pouco tempo, poderia me explicar o que é essa cópia? Se a cópia que está falando são os relatórios e as guias, eu salvo sim, tenho todos em PDF's, se não, poderia me esclarecer?
Na competência 11/2017 eu paguei INSS e FGTS mas não ficou errado, pois o funcionário se afastou em 18/11 e com os 15 dias que temos que pagar, o mês foi fechado normalmente porém informei o código de afastamento errado, O1 ao invés de P1. Na competência 12/2017 além de utilizar o código de afastamento errado novamente paguei o valor integral do FGTS o que não era necessário pois teria que pagar somente o correspondente ao restante do afastamento de 15 dias, se tivesse informado o código P1.

RONAN EUSTAQUIO CANDIDO

Ronan Eustaquio Candido

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 6 anos Segunda-Feira | 5 fevereiro 2018 | 11:21

Bom dia Camila,
Pelo que está me falando não deve ter a copia, para fazer a copia tem que ir ferramentas, fazer backup. Como você não tem a cópia é só você ir em movimento clicar em novo colocar o mês que quer fazer que seria o mês 11/2017 colocar tudo no prazo e confirmar. Vai fazer como faz todo mês normalmente, só que no mês 11/2017 vai em movimentação e coloque o código da movimentação certo, e vai mudar a modalidade para 9 invés da modalidade branco. Se tiver alguma duvida é só perguntar que faço passo a passo.

Camila Cunha

Camila Cunha

Bronze DIVISÃO 2
há 6 anos Quarta-Feira | 7 fevereiro 2018 | 14:02

Entendi, Ronan. No meu caso tenho que fazer isso para as competências 11/2017 e 12/2017, correto?

Camila Cunha

Camila Cunha

Bronze DIVISÃO 2
há 6 anos Quinta-Feira | 8 fevereiro 2018 | 14:08

Muito obrigada pelas orientações, Ronan! Consegui solucionar meu problema!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.