x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 619

Regularizar situação para aposentadoria

Marcelo

Marcelo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2018 | 18:12

Olá a todos, essa semana um amigo me perguntou como ele regulariza a situação dele no INSS. Como eu não trabalho no DP (faço mais a parte fiscal de empresas) fiquei na dúvida talvez vocês possam me ajudar.

Ele falou que compareceu no INSS para saber quanto tempo falta para se aposentar, a atendente falou que ele tem que "escolher" se irá se aposentar como autônomo ou não, explicando melhor a situação dele: Ele por vários anos trabalhou de carteira assinada depois saiu da empresa e ficou um período sem pagar o INSS, depois voltou a trabalhar com carteira assinada por mais um período e saiu, e ficou entrando e saindo de empresas por um tempo, ou seja, várias lacunas sem contribuir. E por último ele há algum tempo começou a contribuir como autônomo (salário mínimo) , por esse motivo eu acho que a atendente perguntou a ele se quer pagar essa lacuna da época que trabalhava de carteira assinada ou não, alguém sabe o que ele pode fazer?

Eu pensava que juntava todo o período de contribuição caso já tenha direito a se aposentar e fazia uma média e pronto! Não consegui entender porque ele tem que escolher.

A vida é uma só, faça o melhor sempre!
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 2 fevereiro 2018 | 07:20

Marcelo, bom dia.
Também não entendi, talvez ela tenha dito uma coisa e ele entendido outra.
O que você Marcelo pode fazer para ajudar, e cadastrar uma senha pelo site abaixo

meu .inss. gov.br, mas terá que ele esta presente, isso porque o sistema irá fazer 05 perguntas e terá que acertar no mínimo 04, depois disso o sistema irá fornecer um número provisório e depois deverá criar uma senha.
Com a senha, poderá acessar o CNIS (cadastro nacional de Informações Sociais), e nele constará todos as contribuições e empresas, então terá condições de verificar se está tudo correto e também poderá fazer a contagem (extra oficial).

Com relação a lacuna, se ele prestou serviço como AUTONOMO, (precisa estar inscrito como Autonomo, tanto no inss, quanto na prefeitura),então poderá recolher desde que tenha algum documento que prove que prestou serviço nesse período.
Como facultativo, não, isso porque tem carência.

Mas, o bom e verificar no CNIS, algumas vezes faltam mas tempo do que imagina.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.