x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 4.638

Retirada de Pró-labore Empresário Individual com Vínculo emp

Adriano

Adriano

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 8 fevereiro 2018 | 21:13

Olá a todos,

Eu era contador registrado como MEI até o ano de 2017 e desta maneira recolhia o INSS na própria guia.

No entanto a partir do ano de 2018 com as mudanças na legislação a atividade de contabilidade foi excluída do MEI, e agora sou optante pelo Simples Nacional.

Acontece que os rendimentos atual não cobrem nem o mínimo da retirada de Pró-labore que seria 954,00, pois como comecei a empresa em 08/2017 não tenho carteira o suficiente.

A dúvida seria: como esta é uma atividade em paralelo ao meu trabalho cujo tenho vínculo empregatício em empresa privada segundo ao entendimento que tive lendo alguns tópicos anteriores deveria retirar o Pró-labore.

Poderiam opinar.

Caso tenha como conselho fazer a retirada na Gfip como deverá ser informada esta retirada??? Diretor com vínculo empregatício?

Obrigado.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 9 fevereiro 2018 | 08:56

Adriano

Pro labore é a remuneração do dono da empresa, se ele trabalha deve receber.

Quem define a retirada de pro labore ou de lucro da empresa é o contrato social, então terás que verificar o que diz no seu contrato.



Se você é dono da empresa não pode ter vínculo empregatício consigo mesmo. Então é categoria 11 .

Adriano

Adriano

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 9 fevereiro 2018 | 09:50

Bom dia.

Primeiramente agradeço pelas respostas.

Estefania Drechsler na realidade a dúvida era em relação a sefip a categoria.

Que seria:
00 - não relacionado no sefip
05 - diretor não empregado com fgts
11- diretor não empregado e demais empresários sem fgts

Você orientou eu identificar no contrato social da empresa, no entanto o mesmo é empresario individual e não teria esta cláusula que define a retirada de Pró-labore.

Poderia me dizer como funcionaria nesta situação?

Obrigado pela colaboração.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 9 fevereiro 2018 | 10:24

Adriano

Conforme resposta anterior cat 11.

Sobre o pro labore é uma polêmica o melhor é retirar sobre um salário minimo, que resolve demais questões...

Se for fazer retirada de lucros, toda vez tem que encerrar os balanços, e se por acaso no final não der lucro o empresário terá que recolher do mesmo jeito o inss e demais impostos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.