x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 341

Pagamento Inss sem pro labore e sem funcionário

IMELDE MENGARDA

Imelde Mengarda

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 20 fevereiro 2018 | 13:40

Boa tarde!
Temos um empresa na qual não há mais funcionários registrados, apena o proprietário (sócio gerente) faz todo o serviço, porém o mesmo já deixou de pagar INSS como pro laborista assim que conseguiu se aposentar.
Seria necessário ele voltar a contribuir mesmo já aposentado, afinal ele é o único a exercer serviços na empresa? No Caso a empresa seria uma oficina e comércio de peças de motos, CNAEs 4543900 e 4530703.é obrigatório ele recolher INSS pela empresa mesmo já aposentado, afinal ele é o único "trabalhador"? Ou no caso de uma empresa assim, sem funcionários e com o Pro laborista já aposentado, seria desobrigado a contribuir, ainda que ele continue a trabalhar na empresa?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 20 fevereiro 2018 | 14:05

Imelde Mengarda

Quem define a retirada de pro labore é o contrato da empresa.

Se nele constar a retirada de pro labore o empresário é obrigado a fazer a contribuição mensalmente e recolher INSS mesmo já aposentado.

Ele pode alterar o contrato e fazer retirada de lucros, que funcionam da seguinte forma, quando ele retirar dinheiro da empresa o contador fecha os balanços e distribui a ele o lucro, só que se no balanço final por algum infortúnio a empresa fechar sem lucros o empresário terá que recolher os impostos sobre o valor retirado.

Ou seja mais fácil, simples e prático recolher mensalmente, até para fins de comprovação de renda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.