x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 569

Contribuição sindical

Adrielly Sabino

Adrielly Sabino

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 1 março 2018 | 14:01

Olá pessoal, Boa tarde!

Conversando com o contador aqui da empresa onde eu trabalho, me informou que iria haver o desconto da contribuição sindical normalmente.

Me enviou esse email como justificativa pela cobrança da contribuição sindical:

JT/RJ declara inconstitucional fim da contribuição sindical obrigatória

A juíza do Trabalho Aurea Regina de Souza Sampaio, do Rio de Janeiro, deferiu tutela de urgência requerida por sindicato para declarar incidentalmente a inconstitucionalidade de artigos da reforma trabalhista que tratam da contribuição sindical (artigos 545, 578, 579, 582, 583, 587 e 602 da CLT) .


Vício constitucional formal

A magistrada fundamenta a decisão reproduzindo argumentos da lavra da juíza Patricia Pereira de Santanna, proferidos nos autos de outra ACP (0001183-34.2017.5.12.0007), “por concordar integralmente com o seu teor”.

Nessa decisão, Patricia afirma que é “inegável” a natureza jurídica de tributo da contribuição sindical e que assim “qualquer alteração que fosse feita no instituto da contribuição sindical deveria ter sido feita por Lei Complementar e não pela Lei nº 13.467/2017, que é Lei Ordinária”.

A magistrada determinou que a reclamada proceda o desconto de um dia de trabalho de cada substituído, independentemente de autorização prévia e expressa, bem como efetue o recolhimento em Guia de Recolhimento de Contribuição Sindical.

Carlos Henrique de Carvalho, advogado do sindicato que moveu a ação civil pública, afirma que a decisão é a primeira no Estado do Rio de Janeiro que vai de encontro à reforma trabalhista, que prevê a extinção do imposto sindical. “É uma vitória. A juíza considerou a Lei nº 13.467/2017, que promoveu a alteração da contribuição sindical, inconstitucional e ilegal”, afirmou o causídico.


Lendo o processo referente a essa justificativa que ele me enviou, consta como profissionais de enfermagem do Rio de Janeiro.
Somos de Florianópolis e o sindicato e do comércio. Minha dúvida é, essa determinação e somente para esses determinados profissionais ou é geral, para todas as categorias?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.