x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.840

Gerei a chave corretamente, mas o funcionário não consegue sacar!!

Gisele Sá

Gisele Sá

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 22 março 2018 | 20:12

Pessoal, boa noite, tudo bem?/

Tive uma funcionária que saiu por desligamento consensual, previsto na reforma trabalhista. Ela possuía três contas de FGTS, porque foi transferida entre empresas do mesmo grupo econômico. Aqui vou chamar de empresas A, B e C. Então ela foi contratada pela empresa A, transferida para a empresa B e depois, transferida para a empresa C.

No momento do desligamento, gerei as três chaves para saque de FGTS das três contas, como sempre fiz com os outros funcionários que haviam saído ante dela. A única diferença é que ela saiu por acordo consensual.

Pois bem, fiz as 3 chaves considerando a data de desligamento dela corretamente e usei os códigos I5 7.

No momento do saque, ela conseguiu sacar somente o saldo da conta C(última conta), apesar de eu ter gerado chaves para as outras contas referentes às empresas A e B. Já fomos em 3 Caixas diferentes e ninguém nunca viu e nem sabe informar o que fazer. Por fim, após muita análise, nos orientaram fazer uma RDT, retirar a movimentação e fazer tudo novamente, com as mesmas informações, tanto de data, quanto de códigos de saque. Ok, fizemos! Esperei 5 dias úteis e quando a funcionária foi lá, a mesma coisa, não estava liberado para saque. Nova orientação: faça o mesmo processo pela terceira vez. Fizemos. E o quinto dia útil foi hoje e já verifiquei nos dois extratos dela que ela não possui nenhum lançamento de saque (Liberação de valor).

Alguém já passou por isso? Em mais de 10 anos de departamento pessoal, eu nunca gerei uma chave sem efeito, como está sendo agora. O pessoal do suporte tecnológico não sabe o que dizer, os atendentes da CAIXA não sabem o que fazer. Já abrimos chamado junto à Gifug e nem eles conseguem explicar. Pelo menos aqui no Rio, não estamos conseguindo encontrar respostas e nem solução. A CAIXA informa que nós (empresa) fizemos tudo correto e era para estar liberado, porém, isso não aconteceu.

Algum colega teria alguma luz ou conselho a me dar? Alguém já passou por algo parecido, que possa me ajudar?

Agradeço muito, desde já.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 23 março 2018 | 09:32

Gisele Sá

No momento do desligamento, gerei as três chaves para saque de FGTS das três contas, como sempre fiz com os outros funcionários que haviam saído ante dela. A única diferença é que ela saiu por acordo consensual.


No meu entendimento, você deveria ter feito a transferência das contas do FGTS para a empresa C, onde ela conseguiria sacar o FGTS.

Gisele Sá

Gisele Sá

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Sexta-Feira | 23 março 2018 | 11:26

Olá, Estefania!

Bom dia! Obrigada por sua resposta.

Não necessariamente. Em várias empresas que trabalhei, onde haviam transferências, eu nunca fiz transferência de contas através de PTC total ou parcial. Sempre fiz o processo exatamente assim, emitindo as chaves respectivas de cada conta e nunca tive problemas. Nunca mesmo. Inclusive, a própria CAIXA analisou a documentação e informou que o processo foi feito todo correto. Mas eles não conseguem explicar, em nenhuma agência, pq o valor não está sendo liberado.

De qualquer forma, agradeço muito sua resposta. Se ela continuar não conseguindo nos próximos dias, vou cogitar a possibilidade de fazer o PTC total, porém, permaneço com receio de gerar uma chave para a conta C e esta também não funcionar para saque, como aconteceu com as outras, sem nenhuma explicação.

Gostaria de saber se algum colega já passou por isso e como resolveu. Especialmente com a modalidade de desligamento consensual (Reforma trabalhista) .

Obrigada!

Pedro C. Ambrozio

Pedro C. Ambrozio

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 6 anos Sexta-Feira | 23 março 2018 | 16:42

Gisele Sá ,

O funcionário da Caixa não pode liberar esses valores pelo sistema do banco para você mediante os documentos da rescisão que o funcionário da empresa tem?

---
"Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.