x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 678

Colaborador tinha 2 numeros PIS

Thiago Siqueira

Thiago Siqueira

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Informática
há 6 anos Terça-Feira | 10 abril 2018 | 16:00

Boa tarde, estou com a seguinte situação. Uma colaboradora tinha 2 numeros PIS, o que está cadastrado no sistema e no conectividade social é o correto, porém, ao pedir o extrato do seu FGTS está faltando o deposito de alguns meses. Há a possibilidade de algum desses depositos tenham ido para o outro numero PIS que a colaboradora tinha, se sim, como faria para corrigir e todos os depositos ficarem somente no PIS valido atualmente?

Desde já agradeço a atenção

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 10 abril 2018 | 16:02

Olá Thiago Siqueira
boa tarde,

Precisa verificar o PIS correto e fazer a RDT.

Para a Previdência Social será necessário retransmitir todas as GFIPS informando todos na modalidade 9 com a informação correta.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 10:20

Thiago,

Você pode solicitar um relatório de inconsistências cadastrais e um relatório para fins rescisórios na parte do empregador no Conectividade Social, que chegarão em sua Caixa Postal no dia seguinte. Nesses relatórios você conseguirá confirmar se realmente estes valores foram depositados no PIS errado.

Se for isso mesmo, você consegue fazer uma RDT online para a correção do PIS incorreto. Você deve entrar na parte do empregador no Conectividade Social, acessar a opção de RDT, buscar o empregado pelo número do PIS incorreto, e fazer a alteração para o correto. Após isso, você vai perceber que passará a ter 2 contas com números distintos para o PIS correto do empregado.

Será necessário então fazer outra RDT, protocolada presencialmente na Caixa, através de requerimento padrão, solicitando a unificação das contas. Nos campos do item 2, você vai informar os dados corretos do empregado, com o código do trabalhador sendo o número da conta que está sendo depositado atualmente o FGTS. No item 6, você vai informar os códigos das 2 contas a serem unificadas: primeiro o código da conta atual (o mesmo utilizado no item 2) e depois o código da conta que está apenas com os depósitos de 2016. Levando na Caixa, dependendo do atendente, pode ser que seja feito na hora, ou, caso ele apenas protocole, o prazo seria de até 7 dias úteis para processamento da solicitação.

Para o INSS, caso os 2 números de PIS estejam em nome do empregado, não há necessidade de retificar a GFIP. Atualmente o INSS já vincula todos os recolhimentos previdenciários ao cadastro do beneficiário.

Entretanto, caso o PIS que você usou em 2016 não exista ou esteja em nome de outra pessoa, será necessário retificar todas as GFIP do período em que esse PIS foi utilizado, informando todos os empregados na modalidade 9.

Giordana

Giordana

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 27 abril 2018 | 11:06

Bom dia Pessoal!

Tenho uma Contribuinte Individual (Pró-Labore) , que possui 2 cadastros no PIS. Um com nome de Solteira e outro com nome de Casada.
Gostaria de saber se, ao consultar o PIS do empregado pelo site do CNIS, o PIS o qual aparece seria o correto e ativo?

Após localizar o PIS correto, qual é o próximo passo?
Faço a unificação do PIS através de RDT e corrijo as GFIPS caso o PIS informado seja o incorreto?


Desde já agradeço a atenção!!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 27 abril 2018 | 11:26

Giordana Arcaro

Ligue no 135 e tente confirmar qual o PIS ativo...

Se vc estiver usando o n° errado, precisara retificar as GFIP para informar o n° certo.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Giordana

Giordana

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 27 abril 2018 | 14:17

Oi Karina,
Muito obrigada pelo retorno!

Consegui o número correto através do 135, que também é o mesmo que aparece no site do CNIS, mas não é o mesmo que estava sendo utilizado.
O INSS disse que as numerações já foram unificadas e que não teria que ser feito retificações, apenas utilizar o número correto daqui em diante, mas tentarei verificar através do MEU INSS se consta estas contribuições para o seu número de CPF.

Att, Giordana

Giordana

Giordana

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 27 abril 2018 | 14:32

Oi Karina,
Muito obrigada pelo retorno!

Consegui o número correto através do 135, que também é o mesmo que aparece no site do CNIS, mas não é o mesmo que estava sendo utilizado.
O INSS disse que as numerações já foram unificadas e que não teria que ser feito retificações, apenas utilizar o número correto daqui em diante, mas mesmo assim tentarei verificar através do MEU INSS se consta estas contribuições para o seu número de CPF e caso não conste farei as retificações.

Att, Giordana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.